ANO: 25 | Nº: 6208
02/10/2018 Cidade

Bajeense concorre no 1º Prêmio Fotográfico do IBGE

Foto: Marco Aurélio Leite

Lagoão do Salso, no Rincão do Inferno, concorre como melhor Cenário Rural
Lagoão do Salso, no Rincão do Inferno, concorre como melhor Cenário Rural

Muito além das informações que montam o grande panorama da sociedade brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agora, também auxilia os brasileiros a conhecerem as diferentes paisagens do Estado. O 1º Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017 se estende até o dia 5 de outubro e conta com uma foto de um bajeense em competição.

O recenseador Marco Aurélio Leite, 55 anos, conta que durante todo o mês de fevereiro permaneceu no distrito de Palmas, enquanto realizava as visitações para levantamento de dados no local. Entre idas e vindas, comenta que conseguiu registrar belíssimas paisagens, entre as quais a foto que concorre ao prêmio, registrada no Lagoão do Salso, no Rincão do Inferno.

Ele conta que sempre saía para o recenseamento com o celular ou a máquina na mão, sempre preparada para captar as belezas do caminho. A foto que concorre ao prêmio, na categoria Cenários Rurais, foi a que mais agradou Leite, que se animou com o avanço da foto para a próxima fase. “Na verdade mandei só por mandar mesmo. Mas gostei de saber que tinha sido escolhido entre tantas imagens”, aponta.

Mais de 11,5 mil fotografias foram inscritas e 3,3 mil foram selecionadas para concorrer ao prêmio de melhor fotografia por categoria (Cenários Rurais, Cenários Urbanos e Atividade Agropecuária) por Estado. Desse total, foram selecionadas 77 fotografias em todo Brasil.

A fotografia mais votada em cada categoria será a vencedora e o autor receberá o prêmio de R$ 5 mil. A votação encerra no dia 5 de outubro e o resultado será divulgado no dia 15 de outubro. Além da premiação, as fotos vencedoras nas categorias estadual e nacional farão parte de uma publicação impressa.

Para participar, basta entrar no site do IBGE, onde o participante será direcionado para o hotsite do concurso.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...