MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ministério Público solicita delimitação de área para uso de "agente laranja" na região

Publicada em 02/10/2018
Ministério Público solicita delimitação de área para uso de
Vitivinicultores apontam substância como extremamente prejudicial aos parreirais

O uso do agrotóxico 2,4-D virou assunto de Justiça na região. Após inquérito instaurado pelo promotor Éverton Resmini Meneses, o Ministério Público, através do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), encaminhou, à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), pedido de delimitação de área para uso do herbicida, além de buscar junto à União a reavaliação e suspensão dos registros dos agrotóxicos à base de 2,4-D.

A promotora responsável pelo Nucam, Anelise Grehs, explica que o trabalho está sendo desenvolvido desde o início deste ano, após o encaminhamento do inquérito instaurado por Meneses. O procedimento investigatório foi iniciado na Comarca de Bagé, após uma série de relatos de moradores de Hulha Negra e Candiota acerca dos danos ocasionados pela utilização do uso do agrotóxico em lavouras das cercanias (principalmente plantações de soja). Além dos moradores, vitivinicultores também apontaram o comprometimento do crescimento dos parreiras como consequência do uso do agrotóxico.

A substância é um herbicida não seletivo de uso permitido no Brasil, mas proibido em diversos países do mundo. Com princípio ativo volátil, as gotículas dispersas no ar através de pulverização aérea e terrestre podem atingir lavouras distantes, mais de 15 quilômetros do local da aplicação original do agrotóxico. Conhecido como agente laranja, a substância foi usada pelos americanos na guerra do Vietnã para dessecar florestas.

À Fepam, foi solicitada a análise da possibilidade de restringir a utilização do 2,4-D, mediante a delimitação de zonas de exclusão, com raios de até 30 quilômetros.

Já em articulação junto ao Ministério Público Federal (MPF), a Nucam solicitou a avaliação da viabilidade de ajuizamento semelhante ao que ocorreu com o glifosato junto aos órgãos reguladores. Neste caso, uma liminar suspendendo o uso da substância foi emitida pela 7ª Vara Federal do Distrito Federal, em atendimento a um pedido do MPF de reavaliação toxicológica da substância. A liminar foi derrubada, posteriormente, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Mesmo assim, foi uma vitória porque houve o entendimento da necessidade de maiores estudos sobre a substância”, destacou Anelise.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br