MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lia Quintana é reeleita reitora da Urcamp

Publicada em 03/10/2018
Lia Quintana é reeleita reitora da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fábio Paz será o vice-reitor na nova gestão da Instituição

A noite da segunda-feira passada foi marcada pela terceira vitória consecutiva de Lia Maria Herzer Quintana na disputa ao cargo de reitora da Urcamp. Em votação ocorrida nos cinco municípios em que a instituição de Ensino Superior está presente (Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel) a engenheira civil foi reeleita com 95% de aceitação, junto ao vice, Fábio Paz.

Ao todo, 1.272 pessoas participaram do pleito, sendo 735 votos de alunos, 245 de funcionários e 292 de professores. Somente em Bagé, 227 alunos votaram na chapa única, encabeçada por Lia e Fábio, e 15 votaram em branco. Entre os funcionários, 169 escolheram a chapa para representá-los, enquanto os professores somaram 147 votos em Lia e Fábio, oito em branco e um nulo.

Escolhidos para capitanear a instituição pelos próximos quatro anos, Lia e Fábio receberam a imprensa, na manhã de ontem, para uma coletiva no novo salão de atos da Urcamp, uma das obras realizadas durante o segundo mandato.

Na ocasião, Lia falou sobre o reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas últimas duas gestões, reafirmado com 95% dos votos, e traçou projetos para o futuro do Centro Universitário. "É certo que não se vive de passado, mas o passado nos creditou a disputar pleito em chapa única e ter essa grande aprovação. Enquanto este resultado é gratificante e engrandecedor, também traz consigo um sentimento de comprometimento com as pessoas que acreditam na gente. Vamos devolver essa confiança com trabalho", adianta.
Fábio Paz, integrante do corpo docente da instituição há 15 anos, adiantou que a gestão atuará de forma expressiva na busca pelo crescimento da instituição. Ele ponderou, ainda, que o processo de reestruturação da Urcamp iniciou há alguns anos, já na gestão de Lia.
Para isso, a chapa eleita lança mão de algumas prioridades para os próximos anos, como dobrar o número de alunos. A intenção é que, até o final da gestão, a Urcamp atenda mais de 10 mil acadêmicos.
Outro fator preponderante para o desenvolvimento da instituição é a necessidade de aumentar a receita. Para isto, Paz anuncia a inclusão de novos cursos, tanto presenciais quanto EAD (Ensino a Distância) ou híbridos (que mesclam as características das duas modalidades anteriores).
Dentro do plano da nova gestão, também desponta a necessidade de implantar novos sistemas, como o protocolo online, com a automatização do atendimento para melhoria e agilidade dos processos. "Queremos vencer a burocracia, mas sem despessoalizar o atendimento", destaca Lia.
A internacionalização da Urcamp também entra na pauta da nova gestão, buscando a criação de convênios com instituições estrangeiras para intercâmbio, eventos culturais e técnicos. O incentivo à pesquisa e extensão também foi citado pelo vice-reitor eleito como prioridade. "O Ministério da Educação nos avaliou como excelência em atividades de extensão, pois contamos com laboratórios para a prática dos alunos, como o Hospital Universitário, Hospital Veterinário e Núcleo de Práticas Jurídicas. Mas ainda são necessários mais alguns passos para alcançarmos a excelência em pesquisa e estamos caminhando para fazer isso", declara. Ele aponta a capacitação dos professores como uma das principais ferramentas para atingir este objetivo.
Questionado sobre os projetos futuros para o ensino híbrido e EAD (Ensino a Distância), Fábio Paz ressalta que o planejamento para implantação das novas modalidades estão sendo finalizadas após um ano e meio. "A gente sabia que não podia fazer igual ao que já existia. Queremos oferecer a nova modalidade, mantendo a qualidade do ensino que já nos é característica. Buscamos, sempre, inovar e buscar soluções diferentes às já disponíveis no mercado", explica.
O sistema de ensino híbrido já é utilizado na instituição. Há cerca de um ano, a Urcamp iniciou a implantação de disciplinas com 50% do ensino a distância e 50% presencial. Com a crescente aceitação de alunos e professores, a modalidade, hoje, está presente em pelo menos uma cadeira de cada curso ofertado pela Urcamp. E novidades sobre as novas modalidades devem ser anunciadas nos próximos 60 dias. Isto porque a Urcamp está trabalhando no credenciamento de novos cursos. Após o encerramento dos trâmites, serão anunciadas as novas graduações.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br