MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Extensionista da Emater palestra para acadêmicos da Urcamp

Publicada em 04/10/2018
Extensionista da Emater palestra para acadêmicos da Urcamp | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Palestra sobre êxodo rural ocorreu na noite de terça-feira

A extensionista da Emater, Luana Alves, foi a escolhida para palestrar, na noite de terça-feira, para alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Urcamp, dentro da disciplina de Extensão Rural. O foco da conversa, destinada a acadêmicos dos semestres finais de ambas as graduações, abordou, com destaque, sobre maneiras de inibir o êxodo rural.
De acordo com a professora Elianinha Valente Silveira, coordenadora do curso de Agronomia, a meta de eventos como o realizado é preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. "É algo que realizamos a cada semestre, como forma de direcionamento dos estudantes, de forma que eles, ao saírem da sala de aula, estejam aptos a contribuir com o processo de evitar o êxodo das propriedades rurais. É fundamental, para eles, conhecerem a realidade e as métodos que podem ser utilizados para tal fim", comentou.
Já Luana destacou que sua função, enquanto extensionista, é cumprir o que preceitua a Missão Institucional da Emater. "Que é: promover o Desenvolvimento Rural Sustentável, através do fortalecimento da agricultura familiar e dos demais povos que vivem neste espaço como indígenas, quilombolas, pescadores, assentados e reassentados da reforma agrária, de forma a contribuir para a qualidade de vida no meio rural, que garanta a sucessão familiar segura", explica.
À reportagem do Minuano, destacou que, na oportunidade do encontro com os acadêmicos, buscou apresentar a Instituição, bem como seu papel e áreas de atuação. "E, através do relato do trabalho realizado no Escritório Municipal de Aceguá, que é realizado por mim, Extensionista Social, e pelos meus colegas, Ricardo Medeiros (Engº Agrônomo) e a Roberta Medina (Médica Veterinária), mostrar tudo o que envolve a ação extensionista, as diversas áreas de atuação e o comprometimento com o desenvolvimento como um todo das famílias, que vai além da produção", detalhou ao traçar um breve panorama atual a respeito do êxodo rural. "É uma realidade que já vem sendo apontada há anos e se comprova se observarmos o Censo Agro 2017. É uma preocupação da Emater/RS-Ascar e uma de nossas linhas de atuação, a Sucessão Rural Familiar, uma vez que quem produz os 75% dos alimentos no país é a Agricultura Familiar", salientou, ao elencar algumas alternativa: "Reduzir esse quadro passa por políticas públicas eficientes que garantam saneamento básico, acesso a água, luz, etc; tudo que garanta a qualidade de vida no meio rural; e geração de renda, que é um dos principais motivos da não permanência dos jovens no campo. Para que consigamos frear esse processo é preciso um envolvimento da sociedade como um topo e principalmente do poder público", declarou.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br