MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fábrica de Gaiteiros conta com cerca de 80 alunos e tem fila de espera

Publicada em 04/10/2018
Fábrica de Gaiteiros conta com cerca de 80 alunos e tem fila de espera | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gaita ponte é usada para músicas folclóricas

O projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido numa parceria entre a prefeitura e o Instituto Renato Borghetti, já formou 222 alunos em pouco mais de quatro anos de existência em Bagé. A iniciativa atende crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos. Além de ter o objetivo de manter os participantes em contato com a musicalização, auxilia na melhoria do rendimento escolar.

A demanda de apresentações dos alunos é significativa e, durante as festividades da Semana Farroupilha, os alunos do projeto realizaram 38 apresentações, em oito dias. Conforme o coordenador do projeto, Augusto Maradona, o relatório de atividades será entregue à secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, e ao Instituto Renato Borghetti.

O coordenador ressalta que para conseguir realizar todas as apresentações dividiu o grupo, intercalando alunos novos e outros que já frequentam há mais tempo. Ele informa que já conta com jovens bem preparados, que mesmo terminando o tempo de permanência, que é no mínimo três anos, continuam auxiliando.

Maradona tem 38 anos de idade e é músico profissional desde os 11 anos. Herdou o amor pela gaita ponto de familiares. Ele comenta que desenvolveu um método de ensino em grupo e, devido a esta prática, Bagé conta com uma das maiores turmas do Estado. "A gaita ponto é um instrumento utilizado para músicas folclóricas e, como a concertina e o bandoneon crioulo, não havia muitos adeptos. O projeto consegue revitalizar esse instrumento", ressalta.

O instrutor comenta que o primeiro aluno da Fábrica de Gaiteiros, Guilherme Moraes, hoje está com 18 anos e já está tocando profissionalmente. O projeto, conforme Maradona, é uma extensão da escola e da família e, com isso, tem o dever social de formar cidadãos. "É um trabalho gratificante e ao mesmo tempo estressante. Não posso cobrar o silêncio, como em uma sala de aula, somente atenção. Para isso, conto com o apoio dos pais", explica.

Para o coordenador, o projeto serve como exemplo para as demais cidades que desenvolvem o trabalho, oito no Rio grande do Sul e duas em Santa Catarina. "Eles não acreditavam que seria possível dar aula em grupo, e hoje passo algumas dinâmicas para outros instrutores, e isso faz com que mais alunos possam ter aulas", destaca.

Alvim Vinhas Vieira, 10 anos, e João Vitor Fonseca, de 7, participam da turma de iniciantes, que funciona na segunda e quarta-feira, a partir das 10h, no terceiro andar da Biblioteca Pública Municipal. Alvim teve as primeiras aulas há dois anos atrás e João Vitor conseguiu vaga este ano. Ambos afirmaram que gostam muito das aulas. Nas terças e quintas-feiras, as aulas são para alunos que já estão com mais tempo de estudo. O projeto funciona no turno inverso da escola e é necessário que o estudante tenha boas notas para participar.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br