MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mês do Idoso promove reflexão sobre envelhecimento saudável

Publicada em 04/10/2018
Mês do Idoso promove reflexão sobre envelhecimento saudável | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jussara vê iniciativa como forma de valorização à terceira idade

O primeiro dia de outubro marca a data de valorização às pessoas idosas no Brasil, desde 2006. O Dia do Idoso celebra a publicação do estatuto promulgado em 1º de outubro de 2003, no qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem. Em Bagé, a população da terceira idade, que compreende indivíduos acima de 60 anos, recebe uma programação especial, que se estende por todo o mês. As atividades, coordenadas pelo Centro do Idoso, promovem a reflexão sobre envelhecimento, o incentivo à interação social e o empoderamento deste público.
A coordenadora de políticas públicas para as pessoas idosas de Bagé, Ângela Gervásio, conta que a importância das celebrações se dá pela integração entre a terceira idade e a população mais jovem, permitindo a troca de conhecimento entre gerações e conscientizando crianças e adolescentes a terem um olhar diferenciado com os idosos. "O dia e o mês do idoso devem ser todos. O idoso deve ser respeitado e não descartado, porque ele tem muito valor, sim!", salienta a coordenadora, que enfatiza a ajuda da comunidade local para a ampliação diária da programação do Mês do Idoso.
Jussara Nunes, 80 anos, é aluna do Centro do Idoso, há cerca de cinco anos, para manter a saúde em dia. A aluna vê a realização do mês do idoso como uma forma de reconhecimento e valorização à terceira idade. Para ela, o envelhecimento saudável pode ser adquirido evitando vícios, como o cigarro e a bebida, e com o auxílio de exercícios, alimentação saudável e sono regulado.
Já a aluna Leni Vaz Garcia, 60 anos, começou a fazer aulas no Centro do Idoso ainda no início de 2018, com o objetivo de enfrentar a depressão. Agora, há cerca de oito meses como aluna do órgão, Leni se diz, pelo menos, 70% melhor, graças ao apoio dos colegas e professores. "É algo que levanta a moral, porque os colegas estão sempre ajudando e contando piadas. Aqui não tem doença, só alegria. Sei que ainda é cedo para dizer que estou curada, mas me sinto bem melhor", declara.
De acordo com o professor do Centro do Idoso, Cacá Granato, que trabalha com pessoas da terceira idade há cerca de 15 anos, hoje, os idosos não são mais vistos como aquelas avós em uma cadeira de balanço, fazendo tricô, ou um vovô assistindo televisão em casa. "As pessoas estão mudando e indo atrás de um novo estilo de vida", destaca.
Granato explica que o principal motivo deste envelhecimento saudável acontece através dos vínculos sociais, obtidos em atividades físicas e ações de órgãos de políticas públicas, como o Centro do Idoso. Isso, segundo o professor, incentiva as pessoas a continuarem as atividades e obterem melhorias físicas, alimentares e psicológicas. "As pessoas têm muito problema com a solidão, pois conforme a vida vai passando, elas perdem seus amigos e família. Então, com essas atividades, elas começam a fazer parte de um grupo onde podem conversar e trocar experiências", afirma.

Programação

8 de outubro
14h - Abertura das comemorações alusivas ao mês do idoso pela Smasi - Coordenação de Políticas Públicas.
- Apresentação da aluna Norma Holz Krolow, campeã gaúcha e vice-campeã brasileira de tai-chi-chuan.
- Mostras de danças tradicionalista, cigana e de salão, com outros alunos do órgão.
- Lançamento do projeto "Brasil sem frestas".
Obs.: Participantes poderão contribuir com caixas de leite ou suco vazias, que serão usadas para tapar buracos em imóveis de famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto é uma parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
- Caminhada até a Biblioteca Pública de Bagé e retorno ao Centro do Idoso.

11 de outubro
14h - Amostra no Sesc da oficina do Centro do Idoso de customização de sapatos e bolsas.
16h - Desfile de moda das alunas da oficina de passarela do Centro do Idoso, com embelezamento pelo professor Luciano Hair.

16 de outubro
Viagem dos alunos do Centro do Idoso para a  em Santa Cruz, onde participarão de uma caminhada do mês do idoso.

16, 17 e 18 de outubro
Mostra de trabalhos manuais dos cursos do Centro do Idoso.
Horário: 9h às 11h e das 13h às 17h.

18 de outubro
14h - Dia da oficina com participação do Centro do Idoso.

19 de outubro
14h - I Mostra artística do Centro do Idoso, no CTG Prenda Minha.
Obs.: Na entrada serão arrecadados alimentos para as instituições que abrigam idosos em Bagé.

24 de outubro
14h - Visita ao planetário da Unipampa.

25 de outubro
14h - Participação dos alunos do Centro do Idoso em chá com dinâmicas no Sesc.

26 de outubro
Baile de integração nos Zíngaros e escolha da rainha do Centro do Idoso.
Horário: das 13h30min às 17h.

31 de outubro
14h - Encerramento, com palestra de Cláudia Luchese, sobre qualidade de vida, no salão do Centro do Idoso.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br