MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

A fisioterapia como opção para cura e melhora da qualidade de vida

Publicada em 05/10/2018
A fisioterapia como opção para cura e melhora da qualidade de vida | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A fisioterapia pode ser uma boa opção para o tratamento dos pets. A veterinária Natascha Davids Moreira Abascal, proprietária da pet Tipo Bicho, conta que essa ciência pode ser indicada para diferentes situações. Os veterinários podem receitá-la para idosos, para ajudar a reduzir a obesidade, para problemas nas articulações e na coluna, para a melhora na qualidade de vida e em pós-operatórios, para ajudar na recuperação de fraturas, em casos de atrofia muscular e até mesmo para a cicatrização de feridas.

Natascha ressalta que nenhum tratamento deve ser feito sem o acompanhamento de um médico veterinário. Os tutores também devem ser encaminhados para a fisioterapia por meio de um profissional. A veterinária trabalha também com a fisioterapia para equinos. Ela conta que qualquer animal pode precisar do serviço.

Quando essa ciência é utilizada para lesões e problemas articulares – com o objetivo de facilitar a locomoção dos animais, em geral, é realizada uma avaliação e um protocolo de tratamento. Ao longo do tempo, o veterinário analisa a evolução e o objetivo é que o animal não precise mais do serviço.

Entretanto, há situações que podem melhorar a qualidade de vida do pet. Um exemplo são os idosos, que podem necessitar de sessões algumas sessões. constantemente. A obesidade também pode ser tratada com técnicas de fisioterapia.

Há diferentes tipos de tratamento utilizadas pelos profissionais. Na laserterapia, pode ser tratada a dor dos pets. “Ela recruta as células de defesa”, explica. O ultrassom terapêutico também ajuda nas dores, assim como na regeneração de lesões. Entretanto, não pode ser utilizado na fase aguda do problema.

O eletroestimulador ajuda quando há perda da massa muscular. Natascha explica que quando há lesão em uma pata, o animal pode acabar sobrecarregando outra, causando a atrofia.

Juntamente aos aparelhos, os pets realizam exercícios específicos, com bolas para pilates ou caminhos com obstáculos. Os alongamentos e massagens também são aliados. A veterinária lembra que algumas atividades podem ser desenvolvidas pelos tutores em casa. Mas é importante saber que, quando isso for possível, o profissional fará a orientação necessária. Uma massagem ou alongamento errados, por exemplo, pode acabar causando prejuízos ao bem-estar do animal.

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br