MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bidart se torna polo de educação para surdos

Publicada em 05/10/2018
Bidart se torna polo de educação para surdos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comunidade escolar participou de programação em homenagem ao Dia Internacional do Surdo

A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) realizou, ontem, a condecoração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fundação Bidart como polo de atendimento aos estudantes surdos. O evento, que reuniu a comunidade escolar e representantes da secretaria, ocorreu durante a manhã, em frente ao prédio da instituição, e contou com apresentações artísticas e atividades inclusivas, realizadas pelos alunos.

Na ocasião, a titular da Smed, Adriana Lara, salientou a escola como um exemplo de inclusão conquistado através do projeto "Libras para Todos", que tem como objetivo o ensinamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todas as comunidades escolares bajeenses. "Nós tínhamos e ouvíamos muito a inclusão de direitos, mas 'de fato', que é onde a comunidade abraça a causa, nós estávamos deixando a desejar. Então, esta proposta é abraçada com muito carinho pela direção da escola Bidart, pelos professores e por essa maravilhosa equipe que ama a educação", declarou a secretária.

Segundo a coordenadora do setor de Inclusão da Smed, Mara Rúbia Pinheirua Rosa, dos nove alunos surdos da rede municipal, sete estudam na Fundação Bidart, entre a pré-escola e o nono ano, com a ajuda de profissionais especializados, entre professores e intérpretes. Isso, segundo a ela, foi uma decisão da pasta para centralizar a implantação do projeto, de forma que o trabalho iniciado na instituição norteie a ampliação em toda a rede. Mara informa que, embora a Smed ainda necessite de estrutura, os recursos já estão sendo buscados, e destaca que a preocupação da pasta é com a qualidade do ensino. "Queremos que nossos alunos surdos consigam manter o mesmo nível dos ouvintes. Nossa intenção é que eles possam ir para a faculdade e entrar no mercado de trabalho, como qualquer um de seus colegas", enfatiza.

Para a diretora da instituição, Albéres Siqueira, o recebimento do título de polo de educação para surdos é uma honra para toda a comunidade escolar. Ela vê a condecoração como fruto de um trabalho que acontece desde que o projeto foi instalado na escola, ainda na gestão de Andreia Simões Pires, que, hoje, atua como vice-diretora da escola. "Nós vemos isso como um presente da Smed, para podermos compartilhar com os alunos que já eram da escola e para os que chegaram depois", afirma.

Depoimento da comunidade

Renata Machado é mãe da aluna do quinto ano, Alanis, 11 anos. Ela conta que a menina entrou na rede municipal de ensino ainda no maternal e sempre teve suporte de professores e intérpretes especializados. No entanto, afirma que a menina teve uma mudança positiva em suas notas e na interação com os colegas após ser introduzida no projeto de escola referência. "Eles se sentem muito acolhidos, tanto é que aonde eles chegam, que acabam encontrando uma pessoa que saiba um simples sinal de 'oi' ou um 'boa tarde', eles se surpreendem, porque é uma coisa que não é comum para eles", declara.

Carla Brito, que é mãe do aluno Alexandre, de 11 anos, também destaca a qualidade do ensino. "Eles têm muito mais interação com os colegas, os professores e os intérpretes são excelentes. Só temos a agradecer", ressalta.

O ato encerrou com uma série de atividades como o Hino Nacional entoado pelos presentes e mostrado por alunos em Libras, uma apresentação de rap, atividades de Judô, dança e agradecimentos de professores e pais de alunos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br