ANO: 25 | Nº: 6485
05/10/2018 Cidade

Família guarda acervo histórico do Visconde de Ribeiro Magalhães

Foto: Antônio Rocha

Zeca e Marilu analisam itens arquivados
Zeca e Marilu analisam itens arquivados
Um acervo resguardado por familiares mantém preservada a história de Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães, o Visconde de Ribeiro Magalhães, que, no dia de hoje, completaria 177 anos de idade. Na tarde de ontem, a reportagem do Jornal MINUANO falou com a bisneta do Visconde, Marilu da Luz, e Zeca Brito, tataraneto do português, conhecido na região como o idealizador da charqueada de Santa Thereza.

Na ocasião, ambos destacaram que a intenção da família é finalizar o projeto do Centro Cultural Vila de Santa Thereza, com a construção de um memorial sobre a história do Visconde e de sua charqueada. Após isso, a família pretende entregar, ao local, o acervo composto por inúmeras fotografias e documentos originais, além de móveis, utensílios de mesa, roupas de cama e outros objetos utilizados por Magalhães e sua família. "Eu poderia até dividir essas coisas entre meus filhos, mas achamos uma decisão muito melhor democratizar esses documentos, para que todos possam ter acesso à história", declara a bisneta do Visconde.

O português

Nascido em Portugal, em 1841, Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães se mudou para o Brasil aos 12 anos, radicando-se em Bagé, em 1872. Na Rainha da Fronteira, fez fortuna como proprietário da Charqueada de Santa Thereza, fundada em 1897, com nome em homenagem a sua esposa, Thereza Pimentel Magalhães. Em 1906, foi agraciado pelo governo de seu país com o título de Visconde.

Em uma época em que a herança escravista ainda explorava a mão de obra e o pensamento senhorial dos proprietários das charqueadas construiu impérios explorando o trabalhador escravo, Magalhães mantinha relações assalariadas com seus operários negros e brancos, importando condutas sociais europeias, utilização de maquinários modernos e características que marcaram um período de transformações sociais, culturais e econômicas no espaço da Fronteira do Rio Grande do Sul.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...