MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

“Outubro rosa pet” Quem ama seu pet previne!

Publicada em 05/10/2018

Outubro é o mês da campanha nacional de conscientização chamado ‘Outubro Rosa’, que tem como objetivo, alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entretanto, as mulheres não são as únicas vítimas de câncer de mama, os pets também podem sofrer com essa doença. Assim como nós, humanos, a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas.

Devido a maior longevidade de cães e gatos há um aumento da incidência de doenças relacionadas à idade, dentre elas as neoplasias estão entre as principais causas de óbitos em animais. O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas e é mais frequente após os cinco anos de idade, tendo maior incidência após os 10 anos.

A causa do câncer de mama nos pets não tem uma origem única, mas um fator reconhecidamente importante na patologia é a suscetibilidade das fêmeas às alterações hormonais. Distúrbios endócrinos, pseudociese (gravidez psicológica) e o uso das chamadas “vacinas anticio” ou “anticoncepcionais”, podem estimular o desenvolvimento de células cancerígenas. O Conselho Federal de Medicina Veterinária estima incidência de 45% de câncer de mama em cadelas e de 30% em gatas.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, por isso é recomendável que o tutor observe e fique atento aos seguintes sintomas nas mamas: caroço, inchaço, dor, secreção, odor desagradável, feridas. Além disso, o animal pode apresentar apatia e perda de peso.

Ao observar qualquer alteração o tutor deve levar o animal para ser avaliado por um médico veterinário. Outra medida importante de prevenção é levar o animal às consultas veterinárias de rotina, a cada seis meses. A doença é confirmada por exames complementares de imagem, biópsia e sangue. Existe tratamento, o qual é realizado por meio de cirurgia, para retirada das mamas e toda massa tumoral e quimioterapia, são os métodos mais utilizados. Apesar de a quimioterapia ter efeitos colaterais nos animais (como náusea, apatia e perda de peso), eles são menos intensos do que os sofridos por humanos que passam por esse tratamento. Embora a castração não elimine completamente os riscos de que o problema se desenvolva, o procedimento é a melhor forma de prevenção, já que diminui consideravelmente as chances desta e de muitas outras complicações ao longo da vida dos pets. Estudos apontam que a castração reduz a possibilidade de desenvolvimento do câncer de mama, principalmente quando realizada antes do primeiro cio (diminui em até 99%).

Devido ao impacto causado por essa doença, foi criada a Campanha Nacional contra o Câncer de Mama em Animais, que tem como objetivo realizar campanhas educativas visando esclarecer a população sobre o câncer de mama em animais de companhia. Acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária da Urcamp aderiram à campanha. Portanto, no mês de outubro, serão realizadas atividades de conscientização sobre prevenção da doença.

 

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br