MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Coisas de Bagé

As expressões que caracterizam o linguajar bajeense

Publicada em 06/10/2018

Por Willians Barbosa
Acadêmico de Jornalismo


 Nossa região é profícua para proliferação de expressões que nascem, florescem e consagram-se no vocabulário bajeense. Tanto por consequência da fronteira com o Uruguai quanto pelas peculiaridades culturais de quem vive na região da campanha.
 Isaphi Marlene Jardim Alvarez, professora de Letras Línguas Adicionais, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, rememora algumas das expressões comumente utilizadas na região. “É comum o uso das expressões bombear, que significa mirar ou vigilar, cusco que quer dizer cachorro, entrevero que se refere a briga generalizada, guapo que pode ser bonito, atrevido e/ou ousado. E pechada é usada quando acontece uma batida entre veículos”, destaca.
 Sobre o uso da expressão “merece”, Isaphi comenta que é uma palavra bastante utilizada após o agradecimento de praxe, principalmente em Bagé. “A palavra, que na sua classificação gramatical é a conjunção em presente do indicativo, terceira pessoa do singular, pode ter sofrido um processo de gramaticalização, ou seja, pode ser usada a funcionar como sinônimo da locução adverbial ‘por nada’ – expressão que deveria ser usada após um agradecimento. Contudo, desconheço estudos a respeito da motivação desse processo’’, explica.
 Já Margareth Jardim, moradora da Zona Rural da cidade, chama a atenção para a pronúncia das palavras, que, para ela, é o que mais diferencia do linguajar visto na Zona Urbana, como a troca da letra V para o B, como ‘’bamo, bassora’’. “E não é comum na zona rural as gírias que são usadas na cidade’’, completa.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br