MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Paulo Amaral, participa de mostra em Bagé

Publicada em 06/10/2018
Diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Paulo Amaral, participa de mostra em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obras de Amaral foram exclusivas para a mostra

A noite de quinta-feira foi marcada pela abertura da exposição coletiva de cinco alunas do atelier de Angela Zafari na AZ Galeria. O evento contou com a participação do artista plástico e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o bajeense Paulo César Brasil do Amaral. A visitação está disponível desde sexta-feira e segue até 24 de outubro, em dias se semana, das 15h às 19h.

Conforme Angela, a exposição é composta por 17 telas grandes a partir de 0,70 centímetros por um metro até 1,5 m por 1,5 m e 16 telas pequenas, produzidas durante este ano, pelas alunas Ana Lúcia de Sá, Ana Luísa Gonzales Brasil, Beatriz Santini, Dulce Azambuja e Nézia Infantini. Além disso, quatro peças exclusivas de Amaral, feitas para a mostra, compõem a mostra. Uma delas é uma escultura em bronze denominada "Simbiose", que nunca participou de nenhuma exposição em galeria comercial, assim como duas telas pintadas em Punta de Leste somente para a exposição.

Amaral nasceu em Bagé, em 1950, e viveu no município por três anos. Ele conta que o pai era veterinário e estudava a erradicação da sarna ovina, prestando atendimento para produtores da região. "Vim várias vezes e até, como engenheiro civil, realizei obras no município", relata. O artista ocupa o cargo de diretor do Margs pela terceira vez, tendo efetivado a sua primeira gestão entre 1997 e 1998, quando foi convidado a dirigir o museu, para auxiliar na obra de restauro.

O artista iniciou com pintura aos 17 anos e teve sua primeira tela exposta nos Estados Unidos. Há oito anos, começou a realizar as esculturas. Amaral comenta que a peça exposta em Bagé é a quarta de uma possível série de sete. Uma está em sua residência, outra com a irmã, e a terceira foi doada para o Margs. "É sempre uma felicidade retornar a minha terra natal. Tenho paixão por Bagé e por Pelotas, que é onde meus pais nasceram", frisa.

O diretor comenta que não realiza mais exposições. Segundo ele, o mercado é difícil e  pintar e fundir custam caro. Amaral tem grande parte de sua obra doada ao Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fat/Urcamp. Ele vive em Porto Alegre e tem três filhos e sete netos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br