MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Projeto Bagé Vigiada poderá contar com auxílio comunitário

Publicada em 06/10/2018
Projeto Bagé Vigiada poderá contar com auxílio comunitário | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apresentação do projeto ocorreu na quinta-feira

Na tarde de quinta-feira, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Luís Diego Soares, entregou para o prefeito em exercício, Manoel Machado, os detalhes do projeto Bagé Vigiada. A iniciativa visa aumentar o monitoramento da cidade através do apoio da comunidade, empresas ou entidades.

Na iniciativa, o objetivo é que empresas, entidades ou pessoas que tenham câmeras particulares instaladas nas residências ou comércios disponibilizem as imagens para o GGI-M monitorar, em conjunto o município, aumentando a possibilidade de vigilância. Com essa medida, que ainda passa por avaliação e trâmites específicos, a intenção é que o número de locais de abrangência do serviço seja triplicado.

O sistema deve funcionar da seguinte forma: os interessados informam à prefeitura, que aciona a empresa responsável que vai até o local e instalada o sistema para que as imagens possam chegar até as autoridades de segurança em tempo real. "Ressalta-se que não há nenhum custo para quem autorizar a liberação e nem há qualquer risco do equipamento ser danificado", frisa informe do Executivo.

A ideia, segundo divulgado, partiu de uma visita de Soares à cidade de Cachoeirinha, onde o projeto já foi aplicado e trouxe sucesso nos números, com 73% menos homicídios desde então. “Esperamos que haja grande adesão, pois é um serviço que vem para contribuir e somar para segurança de todos os bajeenses e com o tempo iremos nos aperfeiçoar mais ainda”, declarou Machado.

Em setembro deste ano, aliás, foi assinado o contrato para renovação de todo o parque tecnológico de câmeras do município com a empresa Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços Ltda. O valor previsto para o trabalho é de R$ 788.074, 56 e tem vigência de quatro anos. A contratação prevê serviço de análises e inteligência e pontos de coleta de imagens com o fornecimento de materiais, instalação, treinamento, manutenção e reposição de peças.

Conforme Soares, atualmente, existem 42 câmeras de vigilância no município, monitoradas através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), coordenadoria integrada à SSM. Com o novo contrato, serão colocados mais nove pontos, que serão definidos através de uma reunião com a Polícia Civil e Brigada Militar.

Sobre as novas câmeras que serão instaladas em breve, Soares ressaltou: “Vamos verificar os pontos mais críticos de insegurança na nossa cidade, para que, a partir de agora, o monitoramento chegue nessas regiões, facilitando o serviço dessas forças”.

Reunião no Residencial Charrua

Dentro do propósito de melhorar a segurança na cidade, o secretário integrou reunião, na noite de quinta-feira, no Residencial Charrua, a pedido dos moradores do local. De acordo com titular da SSM, que esteve acompanhado de Ritiele Pinheiro, representante da Casa Civil do Rio Grande do Sul, e de um deputado estadual, os moradores relataram que há grande criminalidade no local e que os moradores solicitaram urgência na resolução do problema.

“Há pessoas com medo de seguir morando ali. Vamos conversar com a Brigada Militar e com a Policia Civil para chegarmos a um entendimento, mas analisamos que deve ser um dos locais para receber as novas câmeras devido à insegurança dos residentes do local”, relatou.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br