ANO: 24 | Nº: 8084
06/10/2018 Esportes

Urcamp e prefeitura de São Gabriel lançam programa Atleta Cidadão

Foto: Divulgação

Após lançamento, atividades iniciam na próxima semana
Após lançamento, atividades iniciam na próxima semana
O projeto Atleta Cidadão, que começa a ser desenvolvido na próxima semana beneficiando cerca de 120 alunos da rede pública de São Gabriel, em uma parceria com a Urcamp, foi formalizado recentemente. O objetivo é promover a educação e a inclusão social por meio do esporte.
Até o fim de 2019, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental irão vivenciar, dentro da estrutura do curso de Educação Física da Urcamp, oito modalidades esportivas, em turno inverso ao da escola: futebol, voleibol, basquete, atletismo, ginástica dança e lutas (capoeira e judô).
A seleção foi feita pelas escolas e considerou critérios como alunos em situação de vulnerabilidade social, deficit de aprendizagem e transtorno de comportamento. O transporte, os uniformes, o material e a alimentação são fornecidos pelo município e a Urcamp ficará responsável pela estrutura e os monitores. Todos os acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que vão desenvolver as atividades com os estudantes, farão o trabalho com o auxílio dos professores.
O coordenador do curso de Educação Física, Rodrigo Guterres, conta que a intenção é oportunizar práticas de bom convívio e assim e melhorar o desempenho escolar. "Vamos resgatar esses alunos da rede pública por meio da disciplina, através da regra, da conduta, tudo por meio do esporte", explica. As atividades serão desenvolvidas duas vezes na semana, nos turnos da manhã e tarde, quando os estudantes serão divididos por grupos e modalidade.
Além da coordenação do curso de Educação Física, o lançamento do projeto Atleta Cidadão, no ginásio de esportes da Urcamp, contou com a presença do prefeito de São Gabriel, Rossando Gonçalves, e da pró-reitora de Ensino da instituição de Ensino Superior, Virgínia Dreux. "Para nós, enquanto instituição Comunitária, é de extrema importância fazermos parcerias, com instituições públicas ou privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. No caso desse projeto, diminuir a situação de vulnerabilidade social dos alunos propondo atividades no contraturno do horário escolar. A Urcamp está à disposição em todas as áreas para parcerias onde a gente possa disponibilizar atendimento à comunidade", afirma a gestora.
As atividades com os alunos já iniciam na próxima segunda-feira, nas dependências da Urcamp, em São Gabriel.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...