MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mesmo sem obrigatoriedade, eleitores vão às urnas

Publicada em 08/10/2018
Mesmo sem obrigatoriedade, eleitores vão às urnas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Terezinha defende a participação

O voto é obrigatório para jovens a partir dos 18 anos até idosos de 70 anos. Em Bagé, o número de eleitores adolescentes é pequeno. Os jovens de 16 anos representam 0,13% do eleitorado e, de 17, 0,45%. Já entre os mais velhos, o número é maior. Os idosos de 70 a 79 representam 7,12% do eleitorado e, os votantes acima de 79 anos são 4,4% do total.

Aqueles que não comparecem aos locais de votação podem ser punidos e precisam justificar a ausência. Entretanto, mesmo sem a obrigatoriedade, há muitos cidadãos que entendem a necessidade de ajudar a escolher os representantes do Legislativo e Executivo.

A idosa de 95 anos, Terezinha Côrrea Netto, é um exemplo. Ela participou de todas as eleições, exceto de 2016. Terezinha diz que votar é essencial, já que assim é possível escolher os governantes do nosso País.

A eleitora estava acompanhada da filha, Marina Netto da Silveira, de 67 anos, e votou no Colégio Franciscano Espírito Santo. Ela contou que sabia de cabeça o número dos candidatos escolhidos e não precisou levar uma cola. "Eu uso WhatsApp, me comunico com todos e, enquanto eu estiver lúcida, eu vou votar!", declarou.

O jovem de 16 anos Guilherme de Sousa Monteiro foi às urnas para votar pela primeira vez. Acompanhado da mãe, pai e da irmã mais nova, o adolescente conta que fez o título porque acredita na importância do voto. "Já escolhi meus candidatos, aqueles que melhor me representam", comenta.

O adolescente afirma que não está empolgado com o resultado da eleição para a presidência da república. "Acredito que vai ganhar alguém que não me representa", resume à reportagem.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br