MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé registra queda de processos ajuizados após reforma trabalhista

Publicada em 11/10/2018
Bagé registra queda de processos ajuizados após reforma trabalhista | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Diminuição chega a seis vezes no comparativo com o registrado entre outubro e novembro de 2017

Um total de 99 processos foram ajuizados no Foro Trabalhista de Bagé, no mês passado. O número representa menos que a metade dos 214 recursos ajuizados nesta mesma época, no ano passado, e, também, é seis vezes menor que a quantidade registrada entre outubro e novembro de 2017, quando houve uma alta histórica, em todo o País, nos dias anteriores à reforma na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) entrar em vigor.

Na época, em entrevista ao Jornal MINUANO, a juíza Eliane Covolo Melgarejo, diretora do foro Trabalhista, até então, creditou o aumento ao receio provocado pelas mudanças trabalhistas, já que a nova legislação trouxe aspectos, segundo ela, prejudiciais ao trabalhador, visto que a mesma se relaciona com regras processais que restringem o acesso à Justiça do Trabalho para o autor da ação.

Pela lei em vigor, a gratuidade para ações trabalhistas vale para o reclamante trabalhador cuja remuneração seja igual ou inferior a 40% do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), valor hoje equivalente a R$ 2,2 mil, ou para quem provar a insuficiência de recursos. À parte perdedora da ação, ainda que beneficiária da justiça gratuita, caberá pagar custas processuais, em caso de arquivamento e honorários de sucumbência, o que pode intimidar o trabalhador na hora de mover ação.

Situação atual

Dos atos ajuizados em setembro deste ano, 51 foram abertos na Primeira Vara Trabalhista, enquanto os outros 48 foram na Segunda. Até a segunda-feira passada, as duas Varas Trabalhistas haviam contabilizado 35 recursos ajuizados desde o início de outubro.

No total, 7,4 mil processos tramitam no Foro Trabalhista de Bagé. Os principais fatores a motivarem estes atos, apontados pelos diretores de secretarias das duas Varas, foram, respectivamente, "Terceirização", "Ente público e Autarquia" e "Doença Ocupacional/Acidente".

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br