ANO: 24 | Nº: 6109
11/10/2018 Cidade

Expoaula irá receber alunos de escolas públicas e particulares

Foto: Tiago Rolim de Moura

Agenda inicia com palestra
Agenda inicia com palestra

A 5ª edição do projeto Expoaula deve receber, hoje, cerca de 500 alunos de escolas públicas e particulares. A atividade é promovida pela Associação e Sindicato Rural, em parceria com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Urcamp, e realizada no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães, durante a 106ª Expofeira de Bagé.

De acordo com a coordenadora do projeto e do curso de Agronomia da Urcamp, Eliana Silveira, a visitação terá início por volta de 9h30min, no salão nobre do parque, onde os alunos participarão de uma palestra com o objetivo de proporcionar conhecimento e entendimento sobre o trabalho realizado pelo produtor rural e aproximar o aluno das lides do homem do campo. Logo após, os estudantes irão assistir um vídeo institucional da entidade com a história da Associação e Sindicato Rural.

Eliana salienta que será servido um café com produtos do campo e, em seguida os alunos, acompanhados pelos acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia, irão visitar os estandes e pavilhões, iniciando pelos equinos. Também haverá visitas guiadas, nos galpões de aves, ovinos e bovinos, encerrando nos maquinários e na Embrapa Pecuária Sul. Eliana ressalta que outra atividade prevista é a visita a minifazenda, projeto do Piquete Pistoleiros do Candal, que pertence ao 25º Grupo de Artilharia de Campanha.

Projetos

A coordenadora ressalta que, além da Expoaula, os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia participam de outro projetos durante a 106ª Expofeira. No dia 12, que é comemorado o dia do Agrônomo, serão distribuídas, em parceria com a rádio do parque, mudas de acácia, eucalipto, hortaliças e sementes para as pessoas que responderem algumas perguntas. "A rádio será realizada por acadêmicos do Jornalismo da Urcamp", comenta.

Campeonato de churrasco

Os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, Wéverton Bezerra, Jairo Brendler e Bruno Silveira, irão participar do segundo campeonato de churrasco, que acontece no domingo. A promoção é da Rural Jovem e contará com oito equipes. Conforme a presidente da Rural Jovem, Maria Luísa Dóglia, o concurso começa às 8h e encerra às 12h - os participantes são divididos por equipes de Angus e Hereford.

Maria Luísa informa que haverá quatro equipes por raça e serão avaliadas a forma de assar, o sabor final, a melhor carne pela maciez, suculência e aspecto. As raças competem entre si e serão premiados o primeiro lugar de cada equipe e a melhor equipe. "O objetivo da prova é fomentar a cultura do Sul", destaca.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...