ANO: 24 | Nº: 6058

Observatório da Mídia

11/10/2018 Observatório da Mídia (Opinião)

Os desafios do novo universo jornalístico

Por Nadine Posqui
Estudante do 6º Semestre de Jornalismo da Urcamp

O avanço das tecnologias, aliado ao surgimento do jornalismo online, fez com que os profissionais de várias áreas precisassem se adaptar. Além da evolução da mídia digital, a crise financeira chegou, resultando em diversas empresas demitindo jornalistas que não fossem "mil e uma utilidades", com o intuito de pagar a apenas uma pessoa por vários serviços em um só. Aqueles que sabiam lidar com reportagens para jornal impresso e eram bons de reportagens em vídeo e ainda as editavam foram mantidos. Enquanto aqueles que eram excelentes em apenas uma área eram demitidos.
Atualmente, para um veículo de comunicação se manter em atividade, é mais do que necessário que se migre para o digital. Essa é também uma forma de conseguir novos leitores ou telespectadores, pois, ao invés de apenas quem compra o jornal impresso poder ler, ou apenas quem assiste determinado canal poder ver as reportagens, agora outras pessoas também podem acompanhar as novidades através de sites ou blogs. A maioria dos jornais, que antes eram apenas impressos, hoje em dia possui seus sites próprios, com o mesmo conteúdo do papel, além de trazerem também conteúdos exclusivos.
Os profissionais ainda tiveram de se adaptar com as redes sociais. Facebook, Instagram e Twitter são algumas das plataformas utilizadas por diversos veículos de comunicação. Vários programas de televisão agora também possuem páginas no Facebook, o que facilita a interação do público com o veículo.
Além de se adaptar à nova plataforma de trabalho, os profissionais tiveram de se habituar com as consequências que essas mudanças trazem. Um dos exemplos são as fake news, que são um grande problema na internet hoje, ocasionado pela "liberdade" que o meio digital traz a qualquer pessoa que tenha acesso.
Nessa "nova era" de notícias falsas, o jornalista precisa ser muito ético para continuar fazendo seu trabalho da maneira correta. O profissional deve, sempre, se adaptar às novidades, mas nunca esquecer o que aprendeu no passado: ter ética é a melhor das escolhas sempre, nunca se deixando levar por mentiras. Depois de um jornalista conhecer os desafios que envolvem esse universo, basta, apenas, adotar medidas para ultrapassá-los, garantindo, então, um futuro promissor para si mesmo e para seu veículo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...