ANO: 24 | Nº: 6108
11/10/2018 Cidade

Urcamp lança nova proposta de aperfeiçoamento curricular por competência

Foto: Jéssica Pacheco/EspecialJM

Atividade buscou sensibilização do Núcleo Docente Estruturante
Atividade buscou sensibilização do Núcleo Docente Estruturante

Na tarde de terça-feira, a pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, se reuniu com os coordenadores de curso de todos os campi da instituição e com os professores do Núcleo Docente Estruturante do campus Bagé. O objetivo do encontro, que contou, ainda, com a presença da reitora Lia Quintana, do assessor de Desenvolvimento Organizacional, Fábio Paz, do consultor Pedagógico Gabriel Grabowski e da palestrante Sônia Daudt, foi a apresentação de uma nova proposta de aperfeiçoamento curricular, atividade que teve início a partir da reunião.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, esse é o principal projeto da Proen daqui para frente. "Esta atividade inicial foi de sensibilização aos professores do NDE, que é o Núcleo Docente Estruturante, sobre uma nova proposta de aperfeiçoamento curricular em todos os cursos da Urcamp, cujo processo teve início hoje e que, ao longo dos próximos meses, contará com várias capacitações com temáticas ligadas ao currículo por competência", explica, ao complementar que foi lançado o Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico. "Será responsável pela formação e capacitação docente permanente na Urcamp", detalhou. Esse novo modelo envolverá ainda mais o aluno, que será o protagonista do conhecimento. "Ele desenvolve a competência ao longo do curso, que é o resultado/competência que o professor quer dele. É por isso que a metodologia aplicada é importantíssima", completou Virgínia.

No encontro, a pedagoga, com mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio Sinos e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Drª Sônia Isabel Dondonis Daudt, palestrou sobre "Currículo por Competência no Contexto do Ensino Superior", quando relatou sobre a sua experiência em elaboração de currículo por competência e explanou sobre a maneira que está deve se dar na instituição.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...