MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Embrapa apresenta tecnologias para manejo de pastagens em Bagé

Publicada em 12/10/2018

Tecnologias para o manejo das pastagens são o destaque da Embrapa Pecuária Sul na 106ª edição da Expofeira de Bagé, uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil. A exposição acontece até domingo, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, da Associação e Sindicato Rural de Bagé.

O tema "Pasto sobre pasto: estratégias para a estabilidade forrageira" é uma abordagem diferente, que trabalha as possibilidades de consorciação e sucessão de forrageiras em uma área, de forma a diminuir os vazios forrageiros e garantir alimentação para os rebanhos. Complementando o assunto, a Embrapa apresenta, também, cultivares forrageiras lançadas recentemente, como o Capim-Sudão BRS Estribo, o Cornichão URSBRS Posteiro, o Trevo-vesiculoso BRS Piquete, o Trevo-branco BRSURS Entrevero e a de Aveia URS Flete, todas com características de boa produção de matéria-seca. As cultivares são lançamentos recentes da Embrapa, UFRGS e Sulpasto.

"Assim, além de apresentarmos as opções forrageiras lançadas pela unidade, nossa intenção é discutir, em ambientes como este de feira, a possibilidade de uso desses materiais na forma de cadeias, onde se tenha forrageiras de inverno finalizando o ciclo, mas ainda permitindo pastejo animal, enquanto forrageiras de verão são implantadas, buscando-se reduzir ao máximo os períodos sem uso da área para produção animal via complementariedade desses materiais e estratégias de manejo associadas", explica a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Márcia Silveira.

Outra tecnologia que vai ajudar o pecuarista é a régua de manejo de pastagens BRS Sul. A ferramenta permite tomar decisões rápidas quanto ao ajuste da carga animal em uma determinada pastagem. Simplifica o manejo e otimiza o uso da pastagem, levando a ganhos de produtividade para a pecuária, tanto de bovinos de leite como de corte, e também para equinos e ovinos, em situação de pastejo contínuo ou rotacionado. A vantagem da régua de manejo é já conter as medidas ideais para cada espécie forrageira, com as alturas de entrada e saída de pastejo ou corte. A tecnologia é resultado do trabalho conjunto entre as Unidades Clima Temperado, Gado de Leite, Milho e Sorgo, Pecuária Sul e Trigo.

"A régua traz um conjunto de cultivares da Embrapa que foram recomendadas para a região Sul do Brasil e traz as alturas de entrada e saída dos animais nessa pastagem, também para evitar um erro que a gente comete muito seguido, que é o sobrepastejo, ou seja, acabar sacrificando as plantas e o rebrote da pastagem por deixar os animais tempo demais ou por deixar uma lotação muito alta", explicou a pesquisadora da Embrapa, Andréa Mittelmann.

A apresentação das tecnologias, pela Embrapa, acontece das 14h às 20h.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br