ANO: 25 | Nº: 6311

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
12/10/2018 Airton Gusmão (Opinião)

Enviados para testemunhar o Evangelho da paz

"Enviados para testemunhar o Evangelho da paz" é o tema do mês missionário, acompanhado do lema: "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8). Continuamos vivendo e celebrando o mês missionário.
Nos próximos dias teremos, em Roma, durante o Sínodo dos Bispos que reflete sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, a canonização do Papa Paulo VI, que deu continuidade e concluiu o Concílio Vaticano II, após a morte de João XXIII.
Na Exortação Apostólica "Evangelli Nuntiandi" (A Evangelização no mundo contemporâneo), de 1975, Paulo VI, sobre a missão, dizia o seguinte: "Mas então quem é que tem a missão de evangelizar? Por mandato divino, incumbe à Igreja o dever de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Toda a Igreja é missionária, a obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus" (nº 59).
Cada batizado, Cada membro do povo de Deus, em virtude do sacramento do batismo e do ser Igreja, é um discípulo missionário. Cada um dos batizados, independentemente de sua função na comunidade eclesial, é um sujeito ativo de evangelização; pois, cada cristão, é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Jesus Cristo. Todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor que nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida.
Em sua mensagem para o Dia Mundial da Missões, a ser celebrado no dia 21 deste mês, com o tema: "Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos", o Papa Francisco continua a nos dizer: "A Igreja, ao anunciar aquilo que gratuitamente recebeu (Mt 10,8; At 3,6), compartilha convosco, queridos jovens, o caminho e a verdade que conduzem ao sentido do viver nesta terra. Não tenhais medo de Cristo e de sua Igreja. Aí se encontra o tesouro que enche a vida de alegria. Vós também jovens, pelo batismo sois membros vivos da Igreja e, juntos, temos a missão de levar o Evangelho a todos".
Em sua mensagem o papa continua a falar a todos nós: "Ambientes humanos, culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho de Jesus e à presença sacramental da Igreja, constituem as periferias extremas, os 'últimos confins da terra', para onde, desde a Páscoa de Jesus, são enviados os seus discípulos missionários, na certeza de terem sempre o seu Senhor com eles (Mt 28,20)".
Falando em juventude missionária, lembramos que no dia 21 de outubro estará acontecendo, em Dom Pedrito, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, a 14ª Romaria da Juventude da diocese de Bagé, com o tema: "Juventude construindo a cultura da Paz", e com o lema: "Não descansaremos até encontrar a felicidade" (Rute 3,1).
Não esqueçamos que somos todos missionários; que precisamos rezar pelas missões e participar da Coleta Missionária nos dias 20 e 21 deste mês. Acolhamos e valorizemos a nossa juventude. Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e solidários com os que sofrem. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...