MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Hulha Negra desenvolve programa de crédito para agroindústrias

Publicada em 12/10/2018
Hulha Negra desenvolve programa de crédito para agroindústrias | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Marili Porto, primeira contemplada, investiu na aquisição de equipamentos para melhorar produção

A produtora Marili Porto, da agroindústria Agromap, já recebeu os materiais comprados através do Programa Municipal de Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn). Na tarde de quarta-feira, a produtora retirou na sede da Secretaria Municipal de Agropecuária uma prateleira de estocagem em PVC e uma prensa de inox para 24 formas de queijo.

Os materiais vão incrementar a produção de queijos da agroindústria inaugurada em abril, no assentamento Abrindo Fronteiras, próximo à BR-153. A produtora teceu elogios ao Programa. "Eu consegui comprar os materiais para aumentar a produtividade da agroindústria. E foi graças a esse Programa que já consegui comprar o maquinário. Esse incentivo venho em boa hora e com as facilidades que o programa oferece para pagar, olha, nem um pai faria isso por nós", brinca a produtora.

Marili comenta que, com a nova prensa, será possível produzir queijos de um quilo e de 500 gramas. "Antes eu só produzia em forma de um quilo. A produção diária era de 14 queijos, agora vou poder fazer até 56 por dia, em menos tempo e com mais qualidade", garante. A produtora comemora a aquisição dos materiais e comenta que já tem um pedido de 180 peças (90 quilos) de queijos para a Oktoberfest da Trigolândia. "Vou produzir esses queijos em maior quantidade diária e em menor tempo", comemora.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, entende que o programa fomenta a implantação e o fortalecimento de agroindústrias no município. "Com toda a certeza esse programa vem pra somar. Acaba agregando valor aos produtos oriundos da atividade primária, melhorando a renda e as condições vida dos agricultores e, ainda, gerando empregos", avalia.

Já o secretário de Agropecuária, Luís Fernando de Lima, pontua que o programa apoia a implantação, adequação e legalização das agroindústrias. "Esse é o objetivo da administração. Através da secretaria de Agropecuária queremos proporcionar acesso a créditos, elaboração de projetos e encaminhamento ao Fundo Municipal de Apoio à Agroindústria. Além do apoio às existentes, esperamos motivar a criação de novas agroindústrias em Hulha Negra", disse o secretário.

Como funciona

A Agroindústria informa à secretaria de Agropecuária sobre o material que quer adquirir. A pasta municipal faz um estudo sobre o pedido e, caso seja deferido, informa o Conselho de Desenvolvimento Rural (Conder). Se for aprovado no Conder, o valor do produto é emprestado para a agroindústria que, a partir do primeiro mês após a compra do material, paga a primeira das 48 parcelas do empréstimo. Uma das vantagens é que o valor emprestado é dividido em pagamentos sem juros.

A legislação

A Lei Municipal nº 1.595/2017 institui o Programa Municipal de Agroindústria e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn). O artigo primeiro da Lei institui o Programa Municipal de Agroindústria e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Agroindústria de Hulha Negra, que será aplicado com base no disposto da Lei, objetivando atender pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas em Hulha Negra.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br