ANO: 24 | Nº: 6163

Observatório da Mídia

15/10/2018 Observatório da Mídia (Opinião)

Há 50 anos

Foto: Reprodução JM

Coluna produzida a partir de pesquisa no acervo do Museu Dom Diogo de Souza. Pesquisadora: Lívia Monteiro – aluna da disciplina História do Jornalismo, do curso de jornalismo da Urcamp.


Notícias do mês de outubro no Correio do Sul de 1968


APOLO 7

Em 10 de outubro de 1968, era noticiada a grande corrida em direção ao espaço pelos americanos. Os três astronautas que tripularam a nave estavam confiantes perante o desafio de passar onze dias fora da Terra, pois até mesmo antes da grande partida não deixaram de fazer a simulação necessária para que tudo ocorresse, de fato, bem.
A afirmação sobre o projeto ‘Apolo 7’ ser perfeito, cativou a expectativa dos Estados Unidos e do mundo em relação a ida à Lua, que se concretizou meses depois.


“VIVO NAS ESTRELAS”
Internado no Hospital Bom Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, Manuel Bandeira, ao ter sofrido uma fratura no fêmur direito, proporcionada por uma queda, e já no processo de recuperação, faleceu, aos 82 anos, no dia 13 de outubro de 1968 por hemorragia gástrica. Foram feitas diversas transfusões de sangue, no entanto o estado geral do poeta era grave.
Seu corpo foi velado na Academia Brasileira de Letras e foi sepultado no Mausoléu dos Imortais, no Cemitério João Batista.
Manuel, hoje, retumba nas poesias que escreveu e faz brilhar a noite dos jovens poetas, pois como o mesmo disse: “Vivo nas estrelas porque é lá que brilha a minha alma”.


ANIVERSÁRIO BANCO DO BRASIL EM BAGÉ
Enquanto o homem ia ao espaço, aqui, em Bagé, foi comemorado o cinquentenário da filial do Banco do Brasil na cidade. Na celebração, estava o presidente do estabelecimento de crédito oficial, sendo homenageado com um churrasco oferecido pela Cooperativa Industrial de Carne e Derivados.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...