MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Receita Federal libera sistema para implantação de free shops no lado brasileiro

Publicada em 16/10/2018
Receita Federal libera sistema para implantação de free shops no lado brasileiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresas devem se instalar na zona central do municipio

A partir de agora, interessados em implantar free shops no lado brasileiro de fronteiras podem procurar a Receita Federal e as prefeituras das cidades-gêmeas para encaminhar pedido para implantação das lojas francas. A espera pela regulamentação pelo Ministério da Fazenda foi de mais de seis anos. Pelo menos seis empresas procuraram o município de Aceguá e demonstraram a meta de aplicar investimentos. O sistema informatizado era o último passo a ser concluído, antes da construção de empreendimentos.

O software para viabilizar a implementação das lojas francas de fronteira terrestre (free shops em cidades-gêmeas do Brasil) está concluído e liberado para testes, no site do órgão federal. Esse programa de interface serve para comunicação entre os sistemas internos de controle e fiscalização aduaneira da Receita Federal.

De acordo com o vice-prefeito de Aceguá, Júlio César Monteiro, a liberação do programa é realizada pela Receita, e somente após esse passo iniciam os trâmites na prefeitura. Ele ressalta que as empresas fizeram contato com o Executivo, mas nenhuma foi confirmada. "Estamos vivendo a expectativa para a abertura deste mercado", comenta.

Monteiro salienta os free shops são mais uma matriz econômica para o município e uma alternativa de renda para empresários locais e da região, além de representar uma possibilidade real de alavancar a geração de empregos.

As lojas francas comercializam produtos oriundos diretamente das indústrias, com isenção de taxas, chegando a um valor mais acessível ao consumidor final. Porém, para as compras também há normas, como o limite de 300 dólares por CPF, por mês. Os investidores devem seguir critérios, como patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2 milhões.

Identificação

O sistema da Receita Federal permite a identificação/qualificação do comprador, identificação/qualificação do lojista, cálculo e controle de cotas de isenção (limite de quantidade, valor e periodicidade), cálculo e geração dos DARF (Documento de Arrecadação), contemplando o valor do pagamento do imposto de importação sempre que a venda ultrapassar a cota de 300 dólares nas lojas brasileiras, obedecendo os normativos da Receita.

O software destina-se a estabelecimentos instalados em cidades-gêmeas de cidade estrangeira na linha de fronteira do Brasil. Dos 5.570 municípios no País, apenas 32 podem abrigar esse tipo de comércio. Ao todo, o Rio Grande Sul poderá ter lojas em 11 municípios: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

BOX

Critérios para investidores
- Ser pessoa jurídica estabelecida no país que cumpra requisitos de regularidade fiscal;
- Não possuir pendências com a Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- Ter patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2 milhões;
- Dispor de sistema informatizado para controle de entrada, estoque e saída de mercadorias, de registro e apuração de créditos tributários integrado aos sistemas corporativos da beneficiária, que atenda aos requisitos em ato normativo específico da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira.

Aos consumidores
A mercadoria deverá ser retirada do estabelecimento pelo próprio viajante, respeitando limite quantitativo a cada intervalo de um mês:
- 12 litros de bebidas alcoólicas;
- 20 maços de cigarros;
- 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
- 250 gramas de fumo preparado para cachimbo;
- Limite de compra de 300 dólares ao mês.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br