MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Imposto sobre vinho importado pode beneficiar produção local

Publicada em 17/10/2018

Tramitando na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que institui alíquota mínima de 40% no Imposto de Importação sobre vinhos, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen, do Progressistas gaúcho, pode beneficiar empresas estabelecidas em Bagé, Candiota, Pinheiro Machado e Santana do Livramento. O parlamentar argumenta que a ‘ideia é buscar equilíbrio comercial na produção de vinhos entre os países integrantes do Mercosul’.
De acordo com Goergen, a produção de vinhos do Chile e da Argentina se encontra totalmente desonerada do Imposto de Importação no Brasil, por força de tratados de comércio assinados pelo País com nações integrantes do bloco econômico. O parlamentar destaca que a produção de vinhos no Rio Grande do Sul caiu 77 milhões de litros entre 2006 e 2017, volume próximo ao aumento na importação do produto, estimado em 75 milhões de litros no mesmo período.
Na justificativa apresentada à Câmara dos Deputados, Goergen observa que muitos fatores levaram a diferença de desempenho entre os produtos nacionais e os importados. “Entre os principais motivos, sem dúvidas, está a tributação aplicada na cadeira produtiva nacional em comparação com a oneração imposta às importações. Enquanto os produtos externos chegam ao País completamente desonerados e, por vezes, subsidiados ou a preço de custo, os nacionais convivem com uma tributação complexa, excessiva e disfuncional”, pontua.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, tem como relator o deputado Covatti Filho, que também integra a bancada do Progressistas gaúcho. A redação precisa ser aprovada pelo colegiado para avançar às comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br