MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Ministério Público do Trabalho realiza operação na Marfrig, em Bagé

Publicada em 17/10/2018
Ministério Público do Trabalho realiza operação na Marfrig, em Bagé | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fiscalização deve se estender até sexta-feira, conforme projeção do MPT/RS

Desde as 8h de ontem, acontece a 51ª operação da força-tarefa estadual que investiga o ambiente de trabalho em frigoríficos gaúchos. A ação, liderada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho (MT), que retornou ao grupamento operacional, desta vez, fiscaliza a Marfrig Global Foods S.A., em Bagé. O objetivo, segundo divulgado, é fiscalizar o cumprimento de cláusulas de termo de ajuste de conduta (TAC) firmado em 2016, quando a empresa se comprometeu a adequar a saúde e a segurança dos empregados. A nova inspeção poderá, inclusive, apontar outras irregularidades.

Os profissionais do grupamento operativo se reuniram, na segunda-feira, às 19h, para acertar detalhes da ação. Já ontem, ao chegarem de surpresa na planta, foram recebidos pelo gerente administrativo do frigorífico, Armando Santos Azambuja dos Santos, pelo gerente industrial, Valdomiro César Marchini, e pelo coordenador de manutenção, Gabriel Montanari. A operação deverá se estender até a próxima sexta-feira e conta com o apoio técnico da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Sul (Renast-RS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O movimento sindical dos trabalhadores também participa com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (STIA) de Bagé e Região.

A planta já havia sido interditada, pelo MT, em maio de 2015, ao final de uma operação de força-tarefa, devido à constatação de situação de risco grave e iminente à saúde e à integridade física dos trabalhadores. A empresa bajeense funciona na rua Anselmo Garrastazú, s/nº, bairro Industrial. Possui 890 empregados, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Existe apenas um turno de trabalho, de segunda a sexta-feira, de 8h48min diárias, e abate, diariamente, 680 cabeças de gado.

"A força-tarefa dos frigoríficos, iniciada em 2014, teve, até o momento, com esta, 51 operações, sendo 40 novas e 11 reinspeções. Foram beneficiados cerca de 41 mil empregados (82% do conjunto dos trabalhadores no setor, estimado em 50 mil). Muitos frigoríficos têm apenas 10 ou 20 empregados. Interdições de máquinas e atividades paralisaram 16 plantas (sendo uma por duas vezes) em vistorias com participação do Ministério do Trabalho (MT). A ação integra o Programa do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos. O projeto visa à redução das doenças profissionais e de acidentes do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais. O calendário prevê novas inspeções por todas as regiões do Rio Grande do Sul", detalhou nota oficial do MPT.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br