ANO: 25 | Nº: 6335

Observatório da Mídia

18/10/2018 Observatório da Mídia (Opinião)

O entretenimento no jornalismo atual

Foto: Marcelo Rodriguez Barboza/ Especial JM

Por Jéssica Velleda
Estudante do 6º semestre de Jornalismo da Urcamp

Apesar de ser um assunto novo nas discussões, desde o final do século XX vem se procurando o uso de uma nova denominação para definir o conteúdo de entretenimento no Jornalismo. O infotenimento tem como objetivo informar e entreter, estimulando o interesse e curiosidade do seu público. Narrativas simples, ou seja, em um modo fácil de ser entendido e comentado, baseando-se na interpretação ou recriação dos fatos, principalmente no uso da linguagem do entretenimento como fazem as telenovelas e os filmes.

Em uma pesquisa feita por jornalistas do antigo programa CQC, o escritor e jornalista Maurício de Souza afirma que a informação geralmente é crua e o entretenimento algo leve, gostoso e alegre. "O negócio é selecionar uma notícia que seja divertida", disse. Quanto à junção da informação e do entretenimento no Jornalismo, ele explica que depende do arquiteto. "Puxa a matéria mais leve e divertida e transforma aquilo num entretenimento", ensina.

Já Fábia Dejavite cita em seu livro, "INFOtenimento: Informação e entretenimento no jornalismo", que várias emissoras de TV já transmitem programas ligados a este conceito. "Infotenimento é todo conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao receptor e faz uma certa prestação de serviço ao mesmo tempo", define. A Rede Globo, por exemplo, conta com programas neste estilo, dentre eles o Fantástico, Globo Repórter e Bem-Estar.

Seja na televisão, nos jornais impressos ou no mundo online, o público tem buscado encontrar mais do que uma simples informação. Procura diversão e distração para os seus momentos de lazer. Desta forma, não há como negar que a relevância do infotenimento cresce a cada dia, aumentando a necessidade de se discutir o tema de maneira menos preconceituosa dentro do Jornalismo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...