MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura deve revitalizar a travessa Vanda Mourão

Publicada em 18/10/2018
Prefeitura deve revitalizar a travessa Vanda Mourão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pereira acredita que tendas estarão em funcionamento em 2019

Uma das exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) para a implantação das tendas que irão abrigar os vendedores ambulantes no Calçadão será a revitalização da travessa Vanda Mourão. O local iria abrigar, inicialmente, o Centro Popular de Compras, que acabou sendo remanejado. As estruturas estão sob domínio do governo municipal, desde maio, aguardando pela obra das bases metálicas que as sustentarão. No início deste mês, a empresa começou as montagem das tendas, mas, devido ao bloqueio da mobilidade pelos tapumes colocados na via, foi suspensa temporariamente.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, a prefeitura deve melhorar a pavimentação, iluminação e floreiras da travessa e, paralelamente, colocar as estruturas metálicas na General Sampaio. "Faremos a reforma com recursos próprios", disse.

Ele ressalta que a implantação das estruturas no Calçadão foi liberada pelo Iphae e a estimativa é que devem estar em funcionamento no início de 2019. Pereira explica que, juntamente com a colocação das tendas, que ficarão no local temporariamente, a prefeitura está negociando com o governo do Estado três possibilidades para o Centro de Integração Comercial da Marechal Floriano, para que abra mais espaço para os ambulantes. "Estamos tentando a permuta da área e a mudança do termo de cedência, que, hoje, é por tempo indeterminado. A terceira, e a menos viável, é a doação. Queremos buscar a parceria público-privada para reformar e ampliar o espaço", disse.

De acordo com a diretora de Cooperação Internacional e Projetos Especiais e arquiteta da SDI, Joelma Lemos Silveira, a empresa responsável pela implantação das tendas no Calçadão está estudando uma forma de levar as estruturas prontas para não causar nenhum transtorno para os lojistas e moradores do entorno.

Joelma informa que, no total, serão instaladas 36 unidades, formadas por bases com viga metálica têxtil, com dois metros de largura e 1,5 metro de profundidade. Segundo ela, as estruturas são de cor neutra, tem base móvel e cobertura em policarbonato transparente. "É um conjunto harmônico que irá melhorar o visual do Calçadão, retirando os ambulantes das calçadas", comenta.

A arquiteta destaca que o trânsito na via será mantido e a ideia posterior é revitalizar todo o espaço. Além disso, segundo informado, os mototaxistas continuarão em uma área próxima, na avenida Marechal Floriano.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br