MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé registra aumento de focos de Aedes aegypti

Publicada em 19/10/2018
Bagé registra aumento de focos de Aedes aegypti | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Piscinas não tratadas devidamente podem virar depósito para larvas do mosquito

Com a chegada de temperaturas mais quentes, a incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti também costuma aumentar. Em Bagé, apenas entre setembro e outubro, foram encontrados 20 novos focos do transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Desde que o ano começou, a operação pública para combate ao mosquito já identificou e eliminou 366 focos na Rainha da Fronteira, o que representa um acréscimo de, aproximadamente, 47% em relação às 249 larvas encontradas em 2017.

Os bairros com maior incidência na cidade são Getúlio Vargas, Centro, São Judas Tadeu e Mascarenhas de Moraes. O coordenador de área da Vigilância Ambiental, Valdenir Ferreira Mendes, destaca que o apoio da comunidade é imprescindível para as atividades contra o mosquito, vendo que os agentes ainda encontram resistências de moradores que os impedem de entrar nas casas, mesmo estando devidamente identificados. "Muitos custam a acreditar e não deixam nossos agentes entrarem, isso nos atrasa e ajuda o mosquito a proliferar", afirma.

Ele também pede que as pessoas auxiliem, fazendo a limpeza em suas casas, verificando se não há possíveis pontos que permitam a proliferação do mosquito, como caixas d'água e baldes sem tampas ou piscinas sem tratamento adequado.

Procedimento

Tendo em considerando que a Vigilância conta com um número limitado de funcionários para o serviço, as atividades do Levantamento de Índices Rápidos (Lira), que envolvem visitações em casas, orientações aos moradores e análise de larvas, se concentram nos lugares com maior incidência, na região central do município. Dessa forma, o restante da cidade é atendido por agentes comunitários que realizam o Levantamento de Índices (LI), onde há análise de larvas do mosquito. "Em média, nós verificamos cerca de 30 amostras por semana, algumas são detectadas como do Aedes e outras são de outros mosquitos", explica o agente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br