MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Divulgados resultados do Teste de Eficiência Alimentar

Publicada em 19/10/2018

Durante as atividades do Dia de Campo PAC Hereford e Braford, desenvolvidas dentro da Expofeira de Bagé, os participantes tiveram acesso aos resultados do Teste de Eficiência Alimentar (TEA), realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. O TEA é feito após o final da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e serve para avaliar a capacidade de conversão de peso de cada exemplar.

O teste tem duração de 90 dias, sendo os primeiros 20 reservados para adaptação dos animais. Durante esse espaço de tempo, os exemplares são alimentados à vontade em cochos eletrônicos que coletam informações individuais como: quantidade de alimento ingerida, número de visitas ao cocho durante o dia e também o tempo gasto em cada refeição. A coleta de todas essas informações só é possível graças a uma tecnologia de ponta disponibilizada pela Embrapa. Cada cocho, além de possuir uma balança, também faz a leitura do brinco de identificação de cada animal, o que permite a avaliação individual dos participantes.

Nesta edição, de acordo com a pesquisadora em Nutrição Animal da Embrapa Pecuária Sul e responsável pelo manejo nutricional do TEA, Renata Suñé Martins, os animais foram alimentados com silagem, ração e feno. Renata salientou ainda a importância dos animais estarem sob as mesmas condições, o que permite destacar os exemplares que apresentam maior índice de produção.

Segundo o pesquisador em Genética e Melhoramento Animal da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Yokoo, é com base nos hábitos e desempenho alimentar de cada reprodutor que torna-se possível definir características genéticas superiores no âmbito do teste. "Nós conseguimos coletar dados que um produtor, geralmente, não iria conseguir. Assim, é possível descobrir animais que possuem uma boa genética e que transmitem essas características para a sua progênie", ressalta.

O presidente da ABHB, Luciano Donelles, afirma que um dos principais pontos do TEA é a função de propagar as qualidades das raças Hereford e Braford, tendo em vista que os resultados são obtidos por meio de uma tecnologia utilizada pelos principais países produtores de genética no mundo. "É de extrema importância o uso desta tecnologia", comentou.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br