ANO: 25 | Nº: 6489
23/10/2018 PAUTA ESPECIAL - Curso de Jornalismo

Congrega Urcamp 2018 começa com importantes atividades

Foto: Marcelo Rodriguez Barboza/ Especial JM

Credencimento mobilizou participantes do evento
Credencimento mobilizou participantes do evento
Por Marcelo Rodriguez, estudante do curso de Jornalismo

O maior evento acadêmico-científico das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste começou na tarde de ontem, no prédio central da Urcamp. Na edição de 2018, o evento traz como tema central “Educação e Desenvolvimento Regional”. Esta é a principal oportunidade para que acadêmicos, professores e alunos de Ensino Médio, tanto da própria instituição anfitriã quanto de outras instituições da região, possam “respirar” pesquisa.
Segundo os últimos dados divulgados pela organização, até o momento da abertura, 1.776 pessoas estavam inscritas no evento. Ao todo, serão apresentados 914 trabalhos, divididos em cinco atividades: Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, Mostra de Iniciação Científica, Mostra de Iniciação Científica Jr., Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão e Mostra de TCCs. Além disso, serão oferecidos 70 minicursos, em todas as áreas do conhecimento.
“O desenvolvimento regional é através de onde o país vai se desenvolver e se perenizar”, afirma a reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana. Segundo ela, o evento, que ocorre em paralelo à Feira das Profissões, é uma grande ferramenta que facilita que os jovens escolham um caminho para o futuro. “O curso de Psicologia, inclusive, estará aplicando testes vocacionais para auxiliar ainda mais nesse processo”, comenta a também presidente da Fundação Attila Taborda.
O Congrega, segundo Lia Quintana, acaba gerando um ecossistema de desenvolvimento. “Estaremos recebendo, em paralelo, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que irá avaliar projetos do Corede Campanha e do Centro de Desenvolvimento Regional. Essa atividade aproxima ainda mais todos os agentes públicos e tem por objetivo tornar a nossa região cada vez mais pujante”, comenta a reitora.
Para a coordenadora geral do Congrega 2018, a pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm, quando se pensou o tema do evento acabou se prevendo um movimento de mudanças. “Reunir as temáticas de educação e de desenvolvimento regional é retomar as nossas origens e a nossa função”, comenta Elisabeth.
Sobre a mudança do local onde os eventos ocorrem, ela explica que faz parte de uma nova experiência institucional. “Agora, os dois eventos estão nas entranhas da instituição. Então todos os participantes vão poder reconhecer esse novo espaço”, diz. Além disso, a aproximação das temáticas também faz parte dessa nova experiência. “Por exemplo, na abertura, vamos falar sobre o papel do professor nesse novo contexto educacional”, explica.
Essa nova experiência atinge tanto alunos novos quanto alunos que já estão se formando. É o caso da acadêmica Júlia Salazart, do oitavo semestre do curso de Jornalismo. “Eu já tinha participado em outra edição cobrindo o evento como prática do curso e é uma experiência bem legal estar do outro lado, dessa vez”, conta. Júlia ressalta a importância de ser um evento oferecido pela instituição. “É uma ótima oportunidade, porque não precisa viajar para participar de um congresso, como em outros casos”, sintetiza.
A acadêmica Isabel Carvalho, do 6º semestre de Engenharia Civil, também concorda que esta é uma ótima oportunidade para adquirir e trocar conhecimento. “Reúne todos os cursos, então a gente não precisa segmentar o nosso conhecimento apenas ao nosso curso”, comenta a aluna. Segundo ela, é muito importante ampliar os conhecimentos nas diversas áreas.
As atividades se estendem até a próxima sexta-feira e ocorrem nos três turnos, começando sempre a partir das 8h. A programação completa pode ser acompanhada através do site da Urcamp: congrega.urcamp.edu.br. A cobertura também está sendo realizada pelos acadêmicos do curso de Jornalismo nas redes sociais da instituição e nas páginas do Jornal Minuano.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...