ANO: 25 | Nº: 6311
23/10/2018 Candiota

Correia transportadora de carvão da UTE Pampa Sul recebe Licença de Operação

Foto: Fabio Campos/ Especial JM

Estrutura transportará mineral de mina até Usina
Estrutura transportará mineral de mina até Usina
A Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) concluiu a etapa de implantação da correia transportadora de carvão ao obter a Licença de Operação (LO) do equipamento. Emitida no dia 9 de outubro pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a licença é válida por 10 anos. O documento representa a permissão para a utilização da correia no transporte do carvão desde o pátio da mineradora Copelmi até a usina, quando ela estiver em operação.
O gerente socioambiental da Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca que foram concluídos os testes operacionais com carga da estrutura, que avaliaram se o sistema, incluindo todos os equipamentos e, especialmente a correia tubular, seus motores, a balança, os inversores, a correia do pátio da usina e o carrinho de descarga do carvão no pátio, consegue entregar ou transportar, com confiabilidade, a quantidade de carvão necessária para a usina.
“Os testes com carga foram progressivos e, no final, a estrutura foi considerada apta e aceita. Além dos testes das estruturas, também foram realizadas medições de ruídos e emissões de partículas, que permaneceram dentro dos parâmetros permitidos na legislação”, comenta Stamm.
Sobre a LO para a operação comercial da correia transportadora de carvão, Stamm conta que a obtenção faz parte do processo sequencial de licenciamento da estrutura e que ela foi obtida por meio da apresentação dos resultados obtidos através do atendimento das condicionantes do órgão ambiental fiscalizador para a etapa de implantação.
“Agora podemos dizer que temos a estrutura pronta e licenciada para operação comercial somente aguardando o início da operação da usina e geração de energia”, explica Stamm. A correia transportadora de carvão da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) é uma estrutura tubular fechada, que se diferencia pela tecnologia utilizada e diminuição dos impactos para o entorno da estrutura.
Ela conta com aproximadamente quatro quilômetros de extensão, desde a área de beneficiamento da mineradora até o pátio da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).

Pampa Sul
A Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 345 MW e investimento total de R$ 2,5 bilhão.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...