MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Pauta Especial - Curso de Jornalismo

15ª Mostra de Iniciação Científica inicia com grande número de participantes

Publicada em 24/10/2018
15ª Mostra de Iniciação Científica inicia com grande número de participantes | Pauta Especial - Curso de Jornalismo | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Por Murilo Alves, Cristiane Ramires e Nadine Posqui, estudantes do curso de Jornalismo


A noite de segunda-feira, dia 22 de outubro, marcou o início da 15ª edição da Mostra de Iniciação Científica (MIC), evento que integra a programação do Congrega Urcamp 2018. Ao todo, 61 trabalhos, divididos entre as áreas das Ciências Agrárias, Sociais Aplicadas, Biológicas e também das Engenharias, foram expostos. A atividade reuniu diversos alunos oriundos de cidades e instituições de ensino da região.
Um desses alunos é Artur Ramos Molina, acadêmico do 10° semestre do curso de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Molina participou da mostra pela primeira vez apresentando o artigo ‘’Inventário Faunístico de Borboletas’’ e classificou a experiência como muito interessante. O estudante destacou, ainda, que ficou surpreso com a quantidade de participantes e de trabalhos expostos.
Quem também estreou na mostra foi a acadêmica do 9° semestre do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Eloisa Defendi, que expôs a pesquisa “Análise Físico-química e Microbiológica das Águas Subterrâneas no Município de Santana do Livramento”. A estudante disse que achou interessante a diversidade dos temas expostos e também evidenciou a importância de participar da MIC. ‘’É um evento bastante conhecido e agrega muito ao currículo, já que acontece em uma das principais instituições da região’’, pontuou.
Representando a Urcamp, Filipe Torbes Idalgo, acadêmico do 4° semestre de Ciências Biológicas, falou sobre o “Levantamento da Entomofauna no Arroio Bagé”, estudo realizado em parceria com Lucas Valério, acadêmico do mesmo curso. Idalgo participou da MIC pela segunda vez e explicou que a ideia de submeter o trabalho não amplia apenas a sua experiência no campo da pesquisa, mas também deixa subsídios para possíveis ações de conservação ambiental no município.
Durante a programação de terça-feira, aconteceram as apresentações de trabalhos da MIC do curso de Medicina Veterinária. Para a aluna Gabriela Roloff, estudante do 6º semestre e autora do projeto “Influência da nutrição no período gestacional em bovinos”, é importante ter a oportunidade de apresentar trabalhos em um evento como esse. “É ótimo porque a pesquisa faz aprender mais sobre a área estudada”, ressalta a aluna.
Para Aline Pereira, também acadêmica do 6º semestre do curso e autora da pesquisa sobre “Inspeção post mortem em bovinos”, que fala sobre o período pós abate dos animais, é importante apresentar trabalhos no Congrega pois o aluno já vai treinando para a defesa do TCC. “É a primeira vez que apresento meu trabalho, isso ajuda a ter mais domínio sobre o que pesquisamos e também faz com que se tenha cada vez mais interesse sobre a área”, destaca.
Segundo a avaliadora Eliana Silveira, coordenadora e professora do curso de Agronomia da Urcamp, é de fundamental importância a essa inserção científica dos estudantes no Congrega. “Inserir o aluno na pesquisa e extensão é importante para o desenvolvimento do futuro profissional de cada um”, acrescenta Eliana, que faz parte, ainda, do corpo docente da Medicina Veterinária.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br