MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Árvores da Praça da Estação contam com identificação digital QR Code

Publicada em 24/10/2018
Árvores da Praça da Estação contam com identificação digital QR Code | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foram identificadas 15 espécies

Uma ação realizada na tarde de ontem apresentou, para alunos do Colégio Franciscano Espirito Santo (Cfes) e Fundação Bidart, o projeto do QR Code da Praça da Estação, iniciativa idealizada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa).

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental do município, Milena Hecht, foram identificadas 15 árvores e os estudantes conheceram o histórico de oito espécies. Ela salienta que a identificação foi realizada por meio da construção do plano arbóreo de Bagé, entregue ao prefeito na Semana do Meio Ambiente deste ano, quando foi realizada a identificação das espécies nas 10 principais praças da cidade.

Segundo Milena, as placas de identificação foram colocadas nas árvores da praça, onde, através delas, poderá ser feita a leitura através de um aplicativo de celular. Isso, aliado ao projeto de Arborização Urbana, que oferta à comunidade a possibilidade de ampliar seu conhecimento a respeito das espécies presentes no parque arbóreo da cidade.

A coordenadora ressalta que a Semapa vem realizando diversas ações voltadas para a arborização do município, através de atividades conjuntas entre setor de Arborização Urbana e Educação Ambiental. "São realizadas ações de educação ambiental, palestras, capacitações, plantios e podas por toda a cidade. Os eventos ambientais têm a arborização com um dos temas principais, com o objetivo de conscientizar a comunidade", ressalta.

Milena comenta que as placas foram custeadas por empresas do entorno da praça que, durante o evento, estivem presentes no local. A atividade contou com contação de história, visitação às árvores identificadas e piquenique.

Programa

O programa "Arborização Urbana: Um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental" é uma iniciativa da sociedade civil que busca impulsionar o poder público a tomar atitudes e investir em políticas de gestão ambiental, através de conservação e cuidados com as árvores da cidade de Bagé.

Segundo Milena, as árvores são um dos componentes mais expressivos da paisagem urbana e desempenham um papel fundamental para a qualidade de vida das pessoas. "O projeto se desenvolveu na busca de uma gestão compartilhada da arborização urbana e sustentabilidade ambiental e uniu instituições de Ensino Superior, ONGs e poder público", disse.

Cronograma

? 2014: Projeto de pesquisa "Inventário da Arborização Urbana";

? 2016: Educação Ambiental, rede de ensino Fundamental e Médio;

? 2017: Inovação tecnológica, QR Code para a identificação das árvores;

? 2018: Estudo do histórico das árvores e seu significado para a comunidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br