MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

BRDE detalha financiamentos de projetos para o desenvolvimento regional

Publicada em 24/10/2018
BRDE detalha financiamentos de projetos para o desenvolvimento regional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lideranças locais, representantes de entidades e empresariado participaram da atividade

Tirar um projeto do papel e transformá-lo em ação concreta requer alguns passos e trâmites que, muitas vezes, desencorajam quem não conhece os meandros relativos a financiamentos e linhas de crédito. Mas orientar e esclarecer sobre todas as etapas foi o ponto principal do workshop realizado, ontem, pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O encontro aconteceu no salão de atos da Urcamp e reuniu lideranças locais, representantes de entidades e empresariado.

O workshop "Operacionalização dos Planos de Desenvolvimento Regional dos Coredes" foi conduzido pelo diretor de planejamento e financeiro do banco, Luiz Corrêa Noronha. Também estavam à mesa a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), Lia Maria Herzer Quintana, o vice-presidente do Corede Campanha, Fábio Pintos, o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baunhardt, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, e o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Galvão. Todos os municípios pertencentes ao Corede Campanha se fizeram representados, através de seus secretários e vice-prefeitos.

Presidente do Corede Campanha, reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Quintana relembrou o histórico da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região da Campanha, proposto e financiado pelo governo do Estado, também realizado nos outros 27 conselhos do Rio Grande do Sul. Além disso, ela destacou a importância da parceria dos Coredes com o BRDE para apresentar opções de financiamento e orientações sobre como adequar projetos a fim de montar um ecossistema de desenvolvimento regional. "A herança que quero deixar para os meus filhos e netos é uma região desenvolvida, para que não precisem sair daqui para seguir trabalhando", destacou.

Coordenador da Consulta Popular no Estado, Baunhardt explicou que o planejamento estratégico surgiu como uma forma de dar um foco para a Consulta Popular, destacando os projetos prioritários dentro de cada região. "Então, percebemos que a demanda era muito maior do que a Consulta Popular poderia atender. Por isso fizemos essa parceria com o BRDE, que surge como uma alternativa para estes projetos não atendidos pela Consulta se tornarem realidade e não ficarem guardados nas gavetas das lideranças da região por falta de financiamento", explicou.

O coordenador indicou que o projeto também dá maior dinamicidade para a região e possibilita aquecer a economia. "Observamos a evasão de bajeenses para outras áreas e identificamos a necessidade de efetivar projetos buscando o desenvolvimento regional. E isso não serve apenas para o poder público, mas também para os empresários interessados em ampliar sua atuação", disse.

Financiamento em pauta

O diretor de Planejamento e Financeiro do banco, Luiz Corrêa Noronha, explica que, ao receber os planejamentos dos 28 Coredes, foram identificados 1.946 projetos. Contudo, apenas 20% destes eram passíveis de financiamento pelo BRDE. Assim, começou a elaborar a rodada de visitações aos conselhos, a fim de orientar sobre o processo de análise de projetos e viabilidade de financiamentos e orientações para os projetos que não se enquadram nos critérios do banco.

Noronha explica que, durante o processo de análise, os projetos são divididos em seis tipos: projetos financiáveis com recursos administrados pelo BRDE; projetos financiáveis por outras fontes; projetos não financiáveis, mas que exigem recursos de cooperação técnica (não reembolsáveis); projetos que exigem fortalecimento institucional das diversas instituições regionais participantes da elaboração do plano; projetos que dependem de recursos de instâncias governamentais extra-região; e projetos que não estão com a clareza necessária para definir a estrutura de financiamento dos mesmos. Estes recebem uma atenção especial para ver se há possibilidade de enquadramento em um dos cinco tipos anteriores.

"A discussão de hoje (ontem) tem como objetivo falar sobre os critérios e como organizamos para análise. Para facilitar, vamos dividir os participantes em dois grupos. Os autores dos projetos financiáveis pelo BRDE farão uma rodada de negócios com os técnicos do banco; já o outro grupo vai trabalhar com os técnicos para orientação sobre as formas de obter linhas de crédito", destacou.

Participaram do evento representantes dos municípios da região no Corede, lideranças locais, Santa Casa de Caridade, Hospital Universitário, UFPel, Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Associação e Sindicato Rural, Emater, Sebrae e União Pela Preservação do Rio Camaquã.

A primeira parte do evento foi encerrada com um almoço de confraternização oferecido pelo BRDE, no Clube Cantegril, aos participantes do evento.

BOX

Roteiro de workshops por Coredes

24/out - Local: Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

25/out - Local: Cachoeira do Sul - Jacuí Centro

20/nov - Local: Santa Rosa - Fronteira Noroeste

21/nov- Local: Santo Ângelo - Missões

22/nov - Local: Ijuí - Noroeste Colonial

23/nov - Local: Cruz Alta – Alto Jacuí

04/dez - Local: Sananduva - Nordeste

05/dez - Local: Vacaria - Campos de Cima da Serra

06/dez - Local: Caxias do Sul - Serra

07/dez - Local: Nova Petrópolis – Hortênsias

22/jan- Local: Santiago - Vale do Jaguari

23/jan- Local: Santa Maria - Central

24/jan- Local: Lajeado - Vale do Taquari

25/jan- Local: São Sebastião do Caí - Vale do Caí

19/fev- Local: Pelotas - Sul

20/fev- Local: Camaquã - Centro Sul

21/fev- Local: Taquara - Paranhana Encosta da Serra

22/fev- Local: Osório - Litoral

12/mar- Local: Erechim - Norte

13/mar- Local: Passo Fundo - Produção

14/mar- Local: Novo Hamburgo - Sinos

15/mar- Local: Porto Alegre - Metropolitano Delta do Jacuí

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br