MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria de Educação realiza busca ativa de alunos que estão fora da escola

Publicada em 25/10/2018

Desde 2016, passou a ser obrigatório o ingresso de alunos na escola a partir dos quatro anos de idade. A alteração foi feita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Conforme a redação legal do art. 6º: "É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade".

Neste sentido, a Prefeitura de Bagé tem trabalhado na busca ativa das crianças que, segundo levantamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas, ainda estão fora da escola. "Estamos desenvolvendo uma série de ações junto às escolas para que possamos garantir o ingresso das crianças conforme determina a lei. Nosso compromisso é o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação", explica a secretária municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), Adriana Lara.

Uma das medidas adotadas foi o envio de uma mensagem informativa diretamente para todas as residências da cidade, através das contas de água do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). Agora, uma nova campanha informativa está sendo executada pela Smed, com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas, por diferentes canais de informação.

A coordenadora pedagógica da pasta, Carmem Bueno, destaca que se alguma família, eventualmente, ainda não matriculou seu filho ou filha nesta faixa etária, deve procurar uma escola. "A família que chegar hoje na escola com um caso em que a criança está com quatro anos, este aluno já garantirá sua matrícula para ingresso em 2019. Já aquela criança que estiver com cinco anos, será matriculada e ingressará imediatamente na escola", explica.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais podem ser multados se não respeitarem a legislação, sendo que os valores podem ir de três a vinte salários mínimos, segundo o artigo 249. Existe, ainda, uma punição criminal no Código Penal (artigo 246) aos pais que abandonam a educação do seu filho. A pena é de multa ou detenção de 15 dias a um mês.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br