ANO: 24 | Nº: 6109
26/10/2018 Esportes

Branco será coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Especial JM

Bajeense já havia ocupado o cargo
Bajeense já havia ocupado o cargo
O bajeense tetracampeão mundial Cláudio Ibraim Vaz Leal (Branco) é o novo coordenador de categorias de base da Seleção Brasileira. A notícia foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ontem. Branco declarou que está feliz em voltar à seleção. “Chego para fazer um trabalho alinhado com a coordenação da seleção principal, acompanhando de perto as competições e jogadores da base e mantendo uma interlocução próxima com os clubes”, disse.
Leal havia ocupado o mesmo cargo entre os anos de 2003 e 2007. Ele conquistou o Pré-mundial sub-20, o Mundial Sub-20, a Copa Internacional do Mediterrâneo sub-18, a Copa Sendai sub-18, o Mundial sub-17 e a Copa Internacional do Mediterrâneo sub-15 — todos no ano de 2003. Com o bajeense à frente da base, o Sul-americano sub-15 e o Sul-americano sub-17 também foram conquistados — no ano de 2005. Em 2007, a seleção venceu o Sul-americano sub-20.
Como jogador, o lateral foi importante na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994. Branco marcou o histórico gol de falta que garantiu a vitória do Brasil diante da Holanda, nas quartas de final da competição. No total, ele disputou 78 jogos pela seleção brasileira e conquistou também a Copa América de 1989.
Em seu histórico, Leal soma 50 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, com 10 gols marcados. O ex-lateral começou no juvenil do Bagé e, em 1982, iniciou a carreira no profissional, pelo Guarany. Branco passou por diferentes clubes do Brasil, como Fluminense, Grêmio, Corinthians e Flamengo. O jogador atuou também em times da Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.
Além de jogador, o profissional também foi diretor executivo do Fluminense, quando conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Libertadores da América de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009. Também foi treinador em três equipes: Figueirense, de Santa Catarina; Guarani, de Campinas, e Sobradinho, do Distrito Federal.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...