Pauta Especial - Curso de Jornalismo
Minicursos debatem o marketing para alavancar resultados das empresas
Por Jéssica Velleda e Larissa Macedo, acadêmicas de Jornalismo
Na terceira noite do Congrega 2018, quarta-feira, o egresso e ex-colaborador da Urcamp, jornalista Claudenir Munhoz, ministrou palestra sobre "Comunicação organizacional: comunicação interna e endomarketing". O minicurso teve cerca de 30 inscritos de diversas áreas, como, por exemplo, Administração, Direito e Psicologia.
Munhoz tinha como objetivo mostrar novas propostas para os estudantes e profissionais compreenderem o que está acontecendo dentro das empresas, pois, segundo ele, é preciso pensar primeiramente de forma interna para que seja possível alcançar o engajamento e a motivação dos colaboradores e, por consequência, focar no público externo.
Segundo ele, é uma oportunidade para dialogar e disseminar o conhecimento entre colegas. "Pois as informações estão muito eletrônicas e acabam esquecendo as pessoas. Elas precisam estar em primeiro lugar", frisa ao salientar que "é gratificante estar de volta à Urcamp, neste novo momento da instituição".
Fidelização de clientes
Seguindo a mesma linha, o administrador de empresas Matheus Barbosa, no minicurso com a temática "Fidelização de Clientes", apresentou sobre "A comunicação organizacional, voltada à pessoas e negócios".
De acordo com o profissional, dentro das empresas que não existe comunicação interna, os processos tendem a não darem certo. "A empresa precisa se comunicar com os funcionários", afirma. O minicurso, assim como o de Munhoz, abordou, ainda, o endomarketing e a comunicação interna, áreas consideradas importantes para os profissionais de Administração, Comunicação e Gestão de Pessoas.