MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Pauta Especial - Curso de Jornalismo

Pesquisadores discutem os novos rumos da produção científica

Publicada em 27/10/2018
Pesquisadores discutem os novos rumos da produção científica | Pauta Especial - Curso de Jornalismo | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Debate contou com profissionais de diferentes áreas

Por Augustho Soares, acadêmico de Jornalismo

Os “novos rumos da produção científica” foram discutidos, quinta-feira, durante o painel de debate inserido na 15ª Jornada de Pós-graduação e Pesquisa, que aconteceu dentro da programação do Congrega 2018. Mediada pela professora e pesquisadora da Urcamp, doutora Clarisse Ismério, a conversa contou com participação da doutora em Fitoterapia Fabiane Pinto Lamego; do doutor em Cirurgia e Clínica, o veterinário João Pedro Scussel Feranti, da mestra Anna dos Santos Suñe e do jornalista Claudenir Munhoz.

A abertura do painel foi feita pela coordenadora do Congrega 2018 e pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm. Em sua fala, ela destacou a importância do evento para o desenvolvimento científico da região. “O Congrega acaba materializando algo que é muito positivo. No mesmo encontro, nós temos projetos de extensão e ação comunitária junto à iniciação científica. Essa possibilidade de troca é extremamente importante”, afirmou.

O painelista João Feranti destacou as oportunidades de iniciação científica. Segundo ele, mesmo existindo obstáculos, como a falta de recursos para pesquisa, os caminhos para a entrada de acadêmicos no meio científico estão sendo abertos com o surgimento de novos grupos de estudo e eventos neste ramo. “É importantíssima essa iniciativa que parte do professor, para que os alunos tenham contato com essa iniciação científica e para que possam participar de eventos como o Congrega”, declarou.

Em seguida, Fabiane ressaltou a importância da iniciação científica, ainda na graduação. “As aulas básicas do curso são muito importantes porque elas dão as bases para o que será feito após a graduação”, explicou. Ela também salientou a necessidade do domínio do inglês para a pesquisa, considerando que é a língua universal para trabalhos acadêmicos. “Com o inglês, a gente consegue que um pesquisador lá da China consiga ler e entender o nosso problema e a solução que a gente achou para ele”, pontuou.

Por sua vez, Anna falou sobre a importância de grupos de produção científica. “A gente nunca anda sozinho em nenhum momento da vida acadêmica, nem durante a iniciação nem na pós-graduação. Até mesmo em um artigo, a gente precisa de várias análises e todas essas elas são muito trabalhosas para uma pessoa só”, explicou. Segundo ela, também é importante a participação em congressos. “Além da gente ter uma visão de como é a nossa profissão, faz com que a gente conheça melhor a pós-graduação e nos incentiva a isso”, disse.

Já para Munhoz, além do trabalho em grupo ser importante, cada um tem que procurar “fazer as suas oportunidades”. Para isso, ele usou o curso de Jornalismo como exemplo. “Nós temos uma visão, quando estamos fazendo o curso, que queremos trabalhar em rádio, jornal ou televisão, mas nessa era que vivemos, somos comunicadores”, explicou. Ele destacou, ainda, a necessidade de expandir os conhecimentos além da área de atuação, principalmente em uma época interdisciplinar.

Anna dos Santos Suñe e Claudenir Munhoz são egressos da Urcamp. João Feranti é professor da instituição de Ensino Superior comunitário e, também, diretor do Hospital Veterinário do campus de Alegrete.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br