MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Redução da alíquota de contribuição da iluminação pública não foi aplicada, dizem empresários

Publicada em 27/10/2018
Redução da alíquota de contribuição da iluminação pública não foi aplicada, dizem empresários | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Elevação de 2% para 9% havia sido suspensa temporariamente

A Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP), no município de Bagé, que foi reduzida, temporariamente, em agosto, por 180 dias, ainda não surtiu efeito na conta da energia elétrica, conforme empresários. O aumento da alíquota foi aprovado em dezembro de 2017, subindo o percentual de 6% para 9% e, por solicitação da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), foi aprovada nova legislação retornando ao patamar anterior.

De acordo com presidente da Aciba, Frank Minotto, alguns empresários estão reclamando sobre o cumprimento da nova legislação, visto que a lei previa a redução a partir de 1º de setembro. Ele salienta que o valor da alíquota é um choque para a categoria, principalmente dos que mantêm alto consumo, que passaram de 2% para 9%."No mês de setembro, os empresários ainda pagaram o percentual alto e esses valores impactam nas empresas", disse.

A redação da CIP prevê que a alíquota será por seis meses, de 2% para os consumidores que superarem os limites de 30 mil quilowatts-hora por mês (Kwh/mês), na classe industrial: 15 mil Kwh/mês, na classe comercial; cinco mil Kwh/mês, na classe residencial; 20 mil Kwh/mês, na classe rural; e 15 mil Kwh na classe de serviço público.

Conforme o diretor executivo do Supermercado Nicolini, Patrique Nicolini Manfroi, a conta da energia elétrica causa grande impacto para as empresas e onera muito o orçamento. Ele salienta que, mesmo com a suspensão da Lei, os valores da alíquota não foram reduzidos pela Companhia Estadual de Energia Elétrica. "São valores de vulto e devemos solicitar a restituição do que já foi pago", relata.

A vigência temporária da proposta foi justificada pelo Executivo, tendo em vista a suspensão do certame que busca a criação da Parceria Pública Privada (PPP) para a Iluminação Pública, projetada, inicialmente, para ser viabilizada ainda em 2018.

CEEE

Segundo a chefe dos serviços comerciais da CEEE, Márcia Veiga, o contrato entre a Companhia e prefeitura foi assinado há poucos dias e já foi encaminhado o Termo Aditivo para a direção informando a mudança. "A partir da conta de outubro, já haverá redução", garante.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br