MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Pauta Especial - Curso de Jornalismo

Um novo Congrega em uma nova Urcamp

Publicada em 27/10/2018
Um novo Congrega em uma nova Urcamp | Pauta Especial - Curso de Jornalismo | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grande público assiste vídeo de encerramento do maior evento acadêmico da região

Por Vitória Severo e Samuel Oliveira, acadêmicos de Jornalismo

Encerrou, no final da tarde de sexta-feira, o maior evento acadêmico-científico das regiões da Campanha e Fronteira Oeste. O Congrega 2018, cujo tema foi “Educação e Desenvolvimento Regional”, recebeu mais de cinco mil pessoas em seus cinco dias de evento. O total de inscritos, nesta edição, foi de 1.825 pessoas. Foram submetidos 917 trabalhos dentro das suas respectivas modalidades.
A coordenadora do Congrega 2018 e pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm, ressalta que o evento foi um sucesso e superou os números do ano passado. Ela explica que a reestruturação do evento facilitou o acesso aos laboratórios e à estrutura da instituição. “É uma Urcamp de cara nova. O Congrega e a Feira das Profissões também se reinventaram”, destaca.
O espaço onde os inscritos apresentaram seus trabalhos também mostrou resultados por questões técnicas e ambientais. Foram utilizadas salas equipadas com televisores e computadores, além de haver menos ruídos e menos calor.
Elisabeth destaca o trabalho da equipe de apoio, formada por alunos da Urcamp, pela eficiência do seu trabalho. “Eles ajudaram os visitantes a conhecer e reconhecer a instituição”, explica. Nadine Antunes, acadêmica do curso de Veterinária, foi uma das integrantes da equipe. Ela conta que gostou bastante da experiência de trabalhar neste ano, por poder ajudar os alunos e visitantes e que pretende participar ano que vem. “Adorei trabalhar aqui e nesse novo campus. Todo mundo junto ficou bem mais organizado”, conclui.
O evento encerrou com a premiação da 13ª Mostra de Iniciação Científica Jr. Os premiados em outras modalidades serão divulgados nas mídias sociais e site da Urcamp a partir de segunda-feira e serão convidados a participar de uma cerimônia especial.

Números
A 15ª Mostra de Iniciação Científica recebeu 530 trabalhos dos alunos do Ensino Superior. A 15ª Jornada de Pós-graduação e Pesquisa contou com 153 trabalhos submetidos por profissionais já graduados. A 13ª Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão teve 54 projetos apresentados. A 13ª Mostra de Iniciação Científica Jr. registrou 58 trabalhos de alunos do Ensino Médio e Técnico. Por último, a 2ª Mostra de TCCs apresentou 57 Trabalhos de Conclusão de curso. Além disso, foram inscritos 70 minicursos em todas as áreas de conhecimento.

Visibilidade
Dentro da programação do Congrega 2018, ocorreu a Feira das Profissões, que atraiu milhares de alunos da região. Com um formato que agradou professores e alunos, onde cada curso teve seu espaço para mostrar suas práticas e atividades.
A coordenadora do curso de nutrição, Mônica Palomino, diz que o evento é muito importante para dar visibilidade às graduações. "O evento a cada ano tem se aprimorado, apresentando inovações e contando com o envolvimento de todos, professores e alunos, possibilitando o contato com a comunidade e uma oportunidade de que venha até nós", ressalta.
O aluno do segundo ano do Ensino Médio da Fundação Bradesco fala da importância do evento. "Ele atrai os alunos para dentro da Urcamp e dá uma visão ampla de toda a área acadêmica", conclui.
Para a pró-reitora de Ensino e coordenadora da Feira das Profissões, professora Virgínia Dreux, o evento foi um grande sucesso. "Com certeza foi o evento mais exitoso dos últimos anos, nunca tivemos um número tão grande de visitações. As pessoas saíram completamente satisfeitas com as novas instalações, a qualidade do ensino, o que a universidade está proporcionando de inovações e todas as novidades que vem por aí", pontua.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br