MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Juízes eleitorais avaliam o pleito de domingo na região

Publicada em 29/10/2018
Juízes eleitorais avaliam o pleito de domingo na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dispositivo na Capital do Carvão foi um dos oito avaliados no Rio Grande do Sul

Enquanto o clima de uma das eleições mais acirradas dos últimos anos seguia tenso nas redes sociais, o extremo oposto foi visto nas seções eleitorais. A votação iniciou às 8h e encerrou às 17h, sem que ocorrência de violência ou crime eleitoral tenha sido registrada em Bagé e região.
A juíza Naira Melkis Caminha, responsável pela 7ª Zona Eleitoral, destaca que o pleito nas seções abrangidas transcorreu normalmente, com apenas três substituições de urna, sendo uma delas em Aceguá e duas em Bagé, além da chave de uma urna que quebrou no momento em que foi ligada. “Mas a urna foi consertada e funcionou normalmente”, destaca ela.
A Zona Eleitoral também não registrou ocorrência de eleitor que não tenha conseguido votar, como aconteceu na votação anterior. “No primeiro turno, tivemos poucas ocorrências, que foram esclarecidas com realização de auditoria após a eleição. Mas, hoje (domingo), não tivemos ocorrências no balcão ou crime eleitoral”, explica.
O juiz responsável pela 142ª Zona Eleitoral, Ricardo Pereira de Pereira, também classificou como “dentro da absoluta normalidade” o pleito de domingo. Foram registradas três trocas de urnas, duas em Bagé e uma em Hulha Negra. Quando há substituição pelos dispositivos de contingência, os flash drives com os votos anteriores são instalados no novo equipamento e os votos seguem sendo computados.
Além disso, destacou que a votação de ontem foi mais célere, já que apenas dois candidatos seriam indicados em cada urna. Além disso, a experiência dos mesários, no primeiro turno, com a biometria, também, agilizou o processo nesta votação, segundo sustentou Pereira.
Avaliação de urna
Um sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) escolheu oito urnas, em todo o Rio Grande do Sul, para passarem por auditoria antes do início da votação. Uma dessas urnas foi a que atendeu a seção 352, na Escola Francisco de Assis Rosa de Oliveira – Vila Operária, em Candiota, que pertence à 142ª Zona Eleitoral.
A auditoria foi realizada por técnicos do TRE, junto ao juiz Ricardo de Pereira, para averiguação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados. “Conferimos a mídia, os lacres e os hashes (resumos digitais das urnas) com a participação de representantes dos partidos políticos, Ministério Público e imprensa. A urna estava perfeitamente normal e seguiu funcionando a partir do início da votação, às 8h”, explica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br