MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Faltosos no segundo turno das eleições devem justificar ausência até 27 de dezembro

Publicada em 31/10/2018
Faltosos no segundo turno das eleições devem justificar ausência até 27 de dezembro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Só na Rainha da Fronteira, 21.882 eleitores aptos não compareceram às urnas

Cerca de 24% dos eleitores, em Bagé, não compareceram às urnas para o segundo turno, neste domingo. No total, 21.882 faltantes têm até o dia 27 de dezembro para se justificar perante à Justiça Eleitoral.
Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode realizar a atividade comparecendo ao cartório de sua zona eleitoral, com o Requerimento de Justificativa preenchido e documentação que confirme a impossibilidade de comparecimento ao pleito.
Os faltosos também podem optar por justificar sua ausência pela internet, através do Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde deve ser anexada a documentação comprobatória digitalizada junto aos dados pessoais e o motivo da ausência às urnas.
O formulário pode ser obtido gratuitamente nos sites do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou nos cartórios eleitorais. Para regularizar sua situação, o cidadão também terá que pagar uma multa de R$ 3,61.
No primeiro turno das eleições, 21.102 pessoas não compareceram às urnas, na Rainha da Fronteira. Estes têm até o dia 6 de dezembro para justificarem sua ausência.

Na região
No município de Aceguá, de jurisdição da 7ª Zona Eleitoral, 679 eleitores se fizeram ausentes no segundo turno, o que representa 18,59% dos aptos a votar nestas eleições. Quanto aos municípios também abrangidos pela 142ª Zona Eleitoral, Candiota e Hulha Negra, a abstenção é, respectivamente, de 16,61% e 15,61%. Na Capital do Carvão, dos 7.301 eleitores aptos, foram contabilizados 1.213 ausentes no pleito. Já em Hulha Negra, foram registradas 719 ausências, entre os 4.606 votantes. Assim como em Bagé, todos os municípios citados registraram aumento de aproximadamente 1% no número de faltosos, em relação ao primeiro turno.

Consequências
Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.
Este cidadão também não terá como participar de concorrência pública ou administrativa; obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda; obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br