MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Obras da região podem receber recursos de emendas parlamentares

Publicada em 31/10/2018
Obras da região podem receber recursos de emendas parlamentares | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Barragem da Arvorezinha integra lista de empreendimentos habilitados

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional divulgou, ontem, a relação de obras e convênios que podem receber recursos das emendas individuais e de bancada apresentadas ao projeto da Lei Orçamentária da União para 2019. A lista inclui projetos de Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas.
Entre as obras habilitadas estão duas quadras poliesportivas de Aceguá, vinculadas ao Projeto Avançar, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma quadra poliesportiva e um projeto de abastecimento de água, todos em Hulha Negra, uma UBS de Candiota, que integra o projeto Avançar, uma quadra poliesportiva de Bagé e um projeto de abastecimento de água em Pedras Altas. A barragem da Arvorezinha também integra a lista de empreendimentos que podem receber emendas parlamentares.
Para o orçamento de 2019, cada um dos 594 congressistas poderá apresentar até R$ 15,4 milhões em emendas. Metade vai obrigatoriamente para a área de saúde. O prazo para a apresentação das indicações acaba amanhã.


Convergência
A divulgação das obras é um trabalho conjunto da comissão, que é presidida pelo deputado Mário Negromonte Júnior, do PP da Bahia, e do Ministério do Planejamento. De acordo com informações da Agência de Notícias da Câmara dos Deputados, ‘a convergência visa contornar uma das principais críticas às emendas propostas pelos congressistas ao orçamento: a de que elas se relacionam apenas aos interesses dos parlamentares e não conversam com as metas das políticas governamentais’.
“É preciso estimular cada vez mais a convergência das emendas parlamentares com o rol de políticas públicas classificadas como prioritárias, reduzir sensivelmente o montante de obras inacabadas e valorizar o trabalho legislativo na alocação e execução orçamentária”, disse Negromonte Júnior à Agência.


Informações
A relação disponibilizada pela comissão contém dados das obras em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Avançar (programa de investimentos do governo Michel Temer, do MDB), por Estado e município, de pequeno a grande porte. O colegiado também está divulgando uma relação de pré-convênios, com planos de trabalho aprovados. São convênios firmados no âmbito do Sistema de Convênios (Siconv), com a parte burocrática já adiantada, mas sem recursos para serem executados. A ideia é estimular os parlamentares a apresentarem os recursos via emendas.
O Siconv é um sistema desenvolvido pelo governo federal, em plataforma web, que administra os convênios assinados entre órgãos públicos federais e os estados, Distrito Federal e municípios. Ele reúne informações sobre o contrato, os recursos liberados, a execução e a prestação de contas.


Recursos
Ainda de acordo com informações da Agência da Câmara dos Deputados, as emendas individuais são direcionadas para investimentos e outras despesas públicas nas bases eleitorais dos deputados e senadores. As indicações beneficiam especialmente municípios com baixa capacidade fiscal, que não conseguem atender a demanda da população por políticas públicas locais.
As emendas de bancada são propostas pelo conjunto dos parlamentares de cada estado e se direcionam a obras com projeção estadual. As 27 bancadas terão direito, no próximo ano, a seis emendas de execução obrigatória, no valor de R$ 169,6 milhões, sendo três obrigatoriamente para áreas sociais (saúde, educação e segurança pública). Essas emendas devem atender, prioritariamente, obras em andamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br