ANO: 25 | Nº: 6282
01/11/2018 Cidade

Ações de turismo são planejadas para a 15ª Festa do Churrasco

Foto: Arquivo JM

Estimativa é receber cerca de 30 mil visitantes ao longo de três dias
Estimativa é receber cerca de 30 mil visitantes ao longo de três dias

A Secretaria de Cultura e Turismo está programando várias atividades para a 15ª Festa Internacional do Churrasco, que acontece de 23 a 25 de novembro, no Parque do Gaúcho. Para o evento, que volta a integrar o calendário do município em 2018, são esperados cerca de 30 mil visitantes, em especial de outras regiões do Estado e País. Entre as ações para ampliar a divulgação, está a criação de um aplicativo para celular que detalha os principais pontos históricos da cidade.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo (Secult), Anacarla Flores, haverá um espaço, no parque, onde turismólogos estarão divulgando os potenciais turísticos da cidade e informando sobre o uso do site http://www.turismobage.com.br, que contém detalhamentos de prédios históricos, restaurantes, hotéis e pousadas.

Além disso, a secretária informa que será realizada uma exposição com produtos do pampa (Expopampa), que contará com várias cidades da região. "Os municípios ainda estão confirmando as participações", conta.

Anacarla ressalta a parceria com o Sebrae, que está dando suporte técnico na construção do Plano Municipal de Turismo, que foi elaborado em parceria com a comunidade local e entidades do setor. O documento pretende reunir os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade no município. "Nossa expectativa é que o documento seja apresentado durante o evento", comenta.

Segundo a técnica em Turismo da Secult, Renar Rodrigues, são registrados, no livro de visitas do Centro de Atenção ao Turista (CAT), situado na avenida Santa Tecla, cerca de 10 a 15 visitantes por semana.  "Nem todas as pessoas fazem registro de visita", explica.

Construção do Plano

Conforme a técnica e gestora do projeto de turismo no Sebrae, Flávia Gross, o Plano Municipal de Turismo é um planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo em Bagé, contemplando oportunidades e segmentos estratégicos.

Flávia ressalta que o Sebrae atuou como facilitador nesse processo, realizando uma pesquisa sobre a oferta turística e mapeando as oportunidades turísticas em Bagé e em outros 12 municípios do pampa gaúcho, em prol do desenvolvimento regional. "Após o mapeamento, disponibilizamos uma consultora que conduziu, junto à comunidade local e à prefeitura (através da Secretaria de Cultura e Turismo), um plano de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo que visa desenvolver o turismo local e regional", enfatiza.

A técnica salienta que não será possível a entrega oficial do plano na Festa do Churrasco, mas garante que o documento será apresentado ainda este ano, em um evento regional.

Venda de espaço

Após os ajustes para realização compartilhada entre as produtoras culturais das leis de incentivo e a Secretaria de Cultura, a partir das 14h30min de hoje, inicia a comercialização dos espaços para praça de alimentação e comércio diverso para a 15ª Festa internacional do Churrasco.
Conforme o termo de transferência de responsabilidade, assinado entre a Secult e a proponente do projeto da 15ª edição da festa, os recursos arrecadados com a comercialização de espaços reverterão para pagamento de despesas do próprio evento. A empresa CCGPAC, em parceria com a Empresa Lúcio Mauro Brasil Vasconcellos ME, realizará a comercialização dos espaços, na rua 20 de setembro,1156.
Mais informações sobre localização e valores de espaços podem ser solicitadas pelo telefone (53) 999579093.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...