MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto para construção da Ciclovia Internacional do Pampa deve ser apresentado aos novos governos do Estado e União

Publicada em 01/11/2018
Projeto para construção da Ciclovia Internacional do Pampa deve ser apresentado aos novos governos do Estado e União | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa prevê trecho de 200 quilômetros, partindo da BR-153, em Bagé

Uma audiência com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve discutir a criação da Ciclovia Internacional do Pampa, a primeira interfronteiras do continente americano. O projeto binacional prevê um trajeto de 200 quilômetros, ligando os municípios de Bagé, Aceguá e Jaguarão, no Rio Grande do Sul, com Melo, no Uruguai. No trecho nacional, a via será construída junto ao leito da BR-153 (Transbrasiliana).

A reunião que deveria ser realizada, esta semana, com o Dnit, foi transferida por dificuldade de agenda do prefeito Divaldo Lara, que está em Brasília. O encontro tem como objetivo agilizar um estudo de viabilidade da rodovia. No encontro, também será constituída uma comissão que dará continuidade à execução do trabalho, além de definidas as responsabilidades de cada ente federado e de cada país no projeto.

Devem participar do encontro representantes das prefeituras gaúchas, do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul e do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Estado (Eresul).

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, além da audiência com o Dnit, que ainda não tem data definida, a intenção é que a proposta seja apresentada para os novo gestor do Estado, Eduardo Leite (PSDB), e para o futuro Chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni.

Proposta

O projeto de construção de uma ciclovia, ou ciclofaixa, na fronteira dos dois países vem sendo discutido desde o ano passado, quando a Prefeitura de Bagé apresentou a proposta em um encontro de municípios da região. Na última semana, foi assinada, em Aceguá, uma carta de intenções entre representantes das cidades, e o coordenador do Núcleo de Fronteira e representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), José de Oliveira.

Bayard ressalta que a implantação de uma ciclovia ou ciclofaixa internacional do Pampa, no trecho entre Bagé a Aceguá, na BR-153, por meio de cooperação binacional entre o Brasil e República Oriental do Uruguai, atende ao programa nacional Cidades Sustentáveis, possibilitando a integração entre os países, gerando poucos custos, praticamente apenas o necessário para instalar a sinalização, além de potencializar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e viabilizar o cicloturismo e as rotas cicloturísticas dentro do bioma Pampa.
Conforme o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, que coordena o projeto junto à diretora de Cooperação Internacional e Projetos Especiais da pasta, Joelma Silveira, a ideia dialoga com a Política Binacional de Mobilidade Urbana e política nacional de Mobilidade Sustentável e conta com o apoio da União de Ciclistas do Brasil, Clube Audax Bagé e União de Ciclistas do Pampa (UCP).
A proposta surgiu do prefeito Divaldo Lara, como signatário do programa Cidades Sustentáveis. Com o apoio do Uruguai, a via que inicia a partir do trevo do Aeroporto de Bagé deve ter continuidade em solo do país vizinho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br