ANO: 24 | Nº: 6108
02/11/2018 Cidade

Cabine de Direção do Sebrae realiza terceira reunião do ano

Foto: Jéssica Pacheco/EspecialJM

Lia e Fialho conduziram encontro realizado na Urcamp, em Bagé
Lia e Fialho conduziram encontro realizado na Urcamp, em Bagé
Na tarde de quarta-feira, 31 de outubro, a Governança do programa Fronteira Sul, desenvolvido pelo Sebrae, reuniu-se na Sala dos Conselhos da Urcamp, para abordar, na terceira reunião do ano de 2018, processos de desenvolvimento territorial. A reitora da Urcamp e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebeu a comitiva liderada pelo diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho.
Em plena fase de execução do Programa Líder, a reunião liderada por Fialho teve por objetivo abordar o Processo de Desenvolvimento Territorial, cujo estão inseridos o processo de cooperação e de mudança, foco no bem coletivo, visão conjunta e integrada, definição de uma estratégia única, valorização dos recursos locais, e lideranças protagonistas e responsáveis.
Em relação à Atuação da Governança, estruturada pela Cabine de Direção, Mentors e Comitê Científico, os membros da Cabine debateram as seguintes pautas: traçar o planejamento estratégico do território, definir os recursos econômicos necessários à realização dos planos, endereçar pesquisas e análises ao Observatório, aprovar propostas de projetos de desenvolvimento, definir o calendário anual de ações, e favorecer o diálogo entre os principais atores do território e do Estado.
"Um exemplo inspirador de desenvolvimento regional é o Italiano. A partir da crise de um modelo de produção baseado na hegemonia dos setores de ponta do capitalismo italiano nos anos 70, fundiu-se o conceito de distritos industriais, também conhecido como clusters. Fortemente associado a identidades regionais/locais, passou a valorizar as vocações disponíveis na região, a sua cultura, a sua formação profissional. E um fator que se mostrou determinante para o desenvolvimento deste modelo de produção foram as relações sociais, tanto entre as empresas, como entre os governos, ou seja, entre a sociedade em geral", frisou Fialho.
Além dos eixos prioritários, a pauta definiu a programação Ações Fronteira Sul – Altis, com o Comitê Científico, em 20 de novembro, Oficina de Marketing Territorial, nos dias 21 e 22 de novembro, e Encontro das Lideranças, em 23 de novembro.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...