ANO: 24 | Nº: 6083

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
02/11/2018 José Artur Maruri (Opinião)

Roteiro para a realização do Evangelho no lar

O Espiritismo, em seus preceitos básicos, não prevê a adoção de qualquer prática ritualística, no entanto, a prece, quando vivenciada sentimentalmente e em família, não pode ser considerada uma simples prática ritualística.
Sérgio Lopes, na obra O Código do Monte, leciona que "a oração em família, também conhecida por 'Evangelho no Lar' funciona pelo mesmo princípio. O ambiente criado em família na ação dos pensamentos em prece expande-se além dos limites da casa, irradiando-se para fora. A repercussão da oração em família é contundente, observada já nos dias seguintes pelo ambiente de harmonia e e serenidade que proporciona. (...) Não há paz no mundo sem paz no lar, uma tarefa impostergável do pacificador verdadeiro, que não deixa para fazer fora o que ainda não começou a fazer dentro. Dentro de si mesmo e dentro de sua casa. Nesse sentido é o grande laboratório da paz".
Um roteiro seguro para a realização do Evangelho no Lar nos é descrito pelas trabalhadoras da Área de Família da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Elizabeth Shuck e Marlise Ribeiro, na obra Espiritualidade nas Relações – Para Viver e Conviver em Paz:
- Escolher, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta minutos.
- Disponibilizar uma jarra ou um copo com água para cada integrante, par que seja magnetizada pelos benfeitores espirituais.
1. Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea.
2. Realizar a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Pode-se começar desde o prefácio, lendo um item ou dois em sequência ou abrindo de forma aleatória. Leitura em voz alta, de uma forma clara e pausada, proporcionando um momento de reflexão para todos.
3. Fazer comentários e reflexões sobre o texto lido de forma breve e contando com a participação dos presentes, evidenciando o ensino moral aplicado às situações do dia a dia.
4. Preces: pelo próprio lar; pelos parentes, amigos e por todos os que estão ligados a família, encarnados e desencarnados; pela comunidade, por todos os que governam e administram, pelo Estado, País e pela paz no planeta. Pedir também que água seja magnetizada pelos benfeitores espirituais.
5. Prece de encerramento: simples, sincera e espontânea, agradecendo a Deus, Jesus e aos bons espíritos. Após a prece, beber a água magnetizada.
A prática do Evangelho no Lar não deve ser transformada em reunião mediúnica. Toda intuição e inspiração, que possam ocorrer, devem ficar no campo dos comentários gerais, no momento oportuno.
- O livro básico é "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (Allan Kardec). Para complementar as leituras recomenda-se: Caminho. Verdade e Vida, Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz, Ceifa de Luz (Emmanuel); Agenda Cristã (André Luiz); Jesus no Lar – Alvorada Cristã (Neio Lúcio); Luz no Lar (Autores diversos); Deus aguarda – Evangelho em Casa (Meimei); Messe de Amor (Joanna de Ângelis).
(Referências: Espiritualidade nas Relações – Para Viver e Conviver em Paz. Autores diversos. 1ª Ed. – Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2017. p. 211-212)

José Artur M. Maruri dos Santos
Trabalhador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...