MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Em Bagé, movimento foi tranquilo no primeiro dia do Enem

Publicada em 05/11/2018
Em Bagé, movimento foi tranquilo no primeiro dia do Enem | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Desde antes das 12h já havia circulação de candidatos

Os portões dos locais de aplicação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram fechados às 13h. Os participantes iniciaram as provas às 13h30min (horário de Brasília) e tiveram cinco horas e meia para concluir as questões de Linguagem, Ciências Humanas e Redação.

Na Urcamp, um dos lugares em que as provas foram aplicadas, muitos estudantes chegaram bem cedo e vários entraram nos últimos segundos de portão aberto. Na entrada, um grupo de um cursinho público disponibilizado pela prefeitura, para o exame, recepcionou os candidatos.

De acordo com o coordenador do projeto, a preocupação era que os alunos se atrasassem devido ao horário de verão. Para que isso não ocorresse, desde ontem começaram a mandar mensagens aos participantes alertando sobre o horário. “Fizemos a recepção e motivação dos alunos em dois pontos de prova. Dos nossos nenhum se atrasou”, conta.

O jovem Mateus Mendes, 18 anos, chegou o local da prova as 12h15min. Ele sonha com uma vaga no curso de Medicina Veterinária. “É a primeira vez que faço Enem”, disse.

Pedro Moraes, 18 anos, também optou por chegar cedo. O jovem termina o Ensino Médio este ano e seu sonho é estudar Artes Cênicas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Este ano fiz um teste, no próximo pretendo me dedicar mais. Tenho apoio da família para isso”, ressalta.

A estudante de Arquitetura Luiza Carpes, 17 anos, resolveu prestar o Enem para conseguir uma vaga na Universidade Federal de Pelotas. Ela chegou ao local da prova por volta de 12h40min e esperou até o último momento para ingressar para a sala de aula.

Próxima etapa

Em todo o País, mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova A segunda etapa do exame será realizada no próximo domingo, 11 de novembro, quando os estudantes farão provas de Ciências da Natureza e Matemática. 
A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze cadernos de questões diferentes. Haverá, ainda, uma videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame. 
A nota do Enem poderá ser usada pelos participantes para concorrer a vagas no Ensino Superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br