ANO: 25 | Nº: 6334
05/11/2018 PAUTA ESPECIAL - Curso de Jornalismo

Há 50 anos

Foto: Reprodução JM

Coluna produzida a partir de pesquisa no acervo do Museu Dom Diogo de Souza. Pesquisadora: Lívia Monteiro – aluna da disciplina História do Jornalismo, do curso de Jornalismo da Urcamp.

Notícias no Correio do Sul de 1968.

Terrorismo no Uruguai
Na década de 1960 a 1970 existia uma organização secreta, mas não tão secreta assim, no Uruguai, denominada de Tupamaros. Por mais que pudessem ser reconhecidos como "Robins Hood" latinos, também eram conhecidos pelos partidos de direita pelos seus atos terroristas como assaltos e sequestros. O jornal Correio do Sul relata que foram presos, em Montevidéu, dois membros da organização, chegando ao total de dez presos. No entanto, cinco conseguiram sua liberdade provisória.

Entre tapas, o beijo
Em Sicília, Itália, no dia 30 de outubro 1968, um homem de 34 anos, ao dar carona a uma jovem de apenas 14 que voltava do velório de seu pai, beijou-a sem o seu consentimento. Para a má sorte da moça, o seu noivo, que estava na Suíça, acabou por saber da história e rompeu seu noivado. A menina, triste por ter perdido seu futuro marido, resolveu processar o seu agressor, que por sua vez foi absolvido do caso, pois, segundo o juiz, "roubar um beijo não é um ato de imoralidade".

Apolo 7 retorna
Após onze dias de viagem em torno da Terra, os três astronautas retornaram, sendo encontrados no mar por um helicóptero. Ao voltarem, ficaram sem comunicação durante quinze minutos, mas logo o problema foi resolvido e o trio do espaço foi resgatado. Informaram estarem bem, um pouco tontos pela turbulenta aterrissagem, mas bem, e agora em casa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...